Faouaz visita central de libras de Piracicaba para tentar trazer modelo ao município

O vereador e presidente da Câmara de Jundiaí, Faouaz Taha, esteve na Câmara de Piracicaba para conhecer modelo de plataforma que permite atendimento em Libras nos serviços de saúde do município. Faouaz é autor de indicação que faz essa solicitação à Prefeitura de Jundiaí para implantar modelo semelhante nos serviços públicos locais. Além do sistema, o vereador trocou informações sobre condições de acessibilidade da Câmara Municipal de Piracicaba, que se torna exemplo para a reforma que a Casa de Leis de Jundiaí passa atualmente com o objetivo de oferecer condições acessíveis a todos os munícipes. Faouaz esteve acompanhado do assessor municipal de políticas para Pessoa com Deficiência, Marco Santos, da presidente da Associação e Clube dos Surdos de Jundiaí, Irene Mantovani, e do representante e professor da entidade, Luciano Germano.

Na ocasião, o grupo de Jundiaí foi recebido pelo presidente da Câmara de Piracicaba, Gilmar Rotta, que apresentou as condições de acessibilidade da Casa Legislativa. Em seguida, foi feita visita a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município que utiliza sistema on-line para interpretação em Libras e atendimento à população surda nos serviços públicos de saúde.

“Ficamos impressionados com o sistema, muito eficaz, que não traz custos ao município, e permite o acesso dos surdos aos atendimentos de saúde. Quero muito conseguir avançar nesta oferta em Jundiaí. A população surda merece esse respeito”, afirma Faouaz.

Ostomizados

Faouaz também conferiu na Câmara de Piracicaba, as instalações sanitárias adaptadas às pessoas ostomizadas. “Fiquei muito contente em ver esse exemplo na prática. Sou autor da lei em Jundiaí que exige os banheiros para ostomizados em novas construções”, lembrou.