Prefeitos da RMJ se reúnem com presidente do Tribunal de Contas do Estado

Prefeitos e representantes das sete cidades que compõem a Região Metropolitana de Jundiaí, mais Itatiba, reuniram-se na manhã desta sexta-feira (6), no Paço Municipal de Jundiaí, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), Dimas Ramalho. Na ocasião, a autoridade foi recebida pelo prefeito Luiz Fernando Machado e se colocou à disposição das prefeituras locais para orientações.

“Nosso objetivo é que os gestores municipais, em suas cidades, façam sempre o melhor, dentro da lei, e que não cometam erros”, disse o presidente do TCESP. “Minha função no tribunal é orientar. Fazemos o que podemos para ajudar os prefeitos. Na pandemia, entendemos a necessidade de gastos com itens fundamentais como medicamentos e cestas básicas e orientamos os gestores de como proceder, seguindo os parâmetros da lei.”

“É importante para nós, da recém-formada Região Metropolitana de Jundiaí, ter esse diálogo e aproximação com o órgão de fiscalização e controle, buscando sempre mais conhecimento para agir de forma correta e transparente no que diz respeito às contas públicas”, declarou o prefeito Luiz Fernando. “Em Jundiaí entendemos a importância do rigor fiscal e a boa aplicação do dinheiro público.”

O gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, destacou aos presentes que, em fevereiro de 2021, a administração de Jundiaí baixou um decreto instituindo sua política de Governança Pública Municipal. “Dessa forma, o Governo Municipal institucionaliza suas políticas públicas para que elas não sejam interrompidas a longo prazo e nos serviços prestados à população. É importante que essa iniciativa seja replicada para outros municípios e o TCESP pode ajudar nesse propósito.”

Estiveram presentes à reunião o prefeito de Campo Limpo Paulista, Luiz Antônio Braz, a prefeita de Jarinu, Débora Prado, o vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, a vice-prefeita de Cabreúva, Noemi Medeiros Bernardes, o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa, o vice-prefeito de Louveira, Ricardo Barbosa, e o vice-prefeito de Várzea Paulista, Fernando Pasqualino, 

Do Poder Legislativo, estiveram presentes a vereadora de Jundiaí Quezia de Lucca, a presidente da Câmara Municipal de Cabreúva, Fátima Barbosa, o presidente da Câmara Municipal de Campo Limpo Paulista, Antonio Fiáz, o presidente da Câmara de Itupeva, Jota Júnior, e o presidente da Câmara Municipal de Jarinu, Carlos Rodrigo Batistel.

Também estiveram presentes o gestor da Casa Civil de Jundiaí, Gustavo Maryssael, o gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania de Jundiaí, Fernando de Souza, e o secretário de Negócios Jurídicos de Itatiba, Diego Freitas.