Programa Campo Limpo recolhe 12,9 mil embalagens de defensivos agrícolas

A Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) promoveu mais uma ação do programa Campo Limpo, que visa fazer a coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas. A ação é promovida em parceria com a Prefeitura de Louveira e contou com o apoio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí . Na edição deste ano, foram recolhidas 12.987 embalagens de produtores de Jundiaí e Louveira.

“O Campo Limpo não pode parar”, afirmou o produtor de frutas, Odair Lourençon, do bairro Traviú, que ainda comentou sobre a ação. “É uma iniciativa muito boa e importante para o produtor rural, pois facilita e ajuda muito para o recolhimento das embalagens dos defensivos. Esse modelo de fazer a entrega aqui torna o processo mais eficiente e mantém nossa propriedade saudável e limpa”, disse.

Participaram da ação 27 agricultores, que entregaram 4.767 embalagens vazias, sendo que 107 ainda continham resíduos de produtos. “Esse material agora conta com o destino correto. O programa evita que as embalagens sejam descartadas de maneira inadequada, assim como os resíduos de produtos, e com isso reduz o impacto na saúde de quem trabalha no agronegócio com os defensivos, preserva o meio ambiente e ainda mantém o produtor rural dentro das legislações ambientais”, declara a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Após a coleta, o material foi encaminhado para o processo de reciclagem, que resultará em mais de 30 produtos para diversos usos, principalmente para fins industriais como artefatos para construção civil, indústria automotiva, artefatos para indústria energética, novas embalagens e tampas para defensivos agrícolas, entre outros.

Saúde no foco

Homem de cabelos brancos, camiseta polo e máscara verdes, óculos com cordinha pendurada no pescoço. Atrás é possível ver outras pessoas e caixas de armazenamento de legumes/verduras na cor laranja.
Odair conta que o programa tem grande importância para que o agricultor mantenha a propriedade limpa

Além de recolher as embalagens dos defensivos agrícolas, a ação que foi realizada na Cooperativa Nossa Senhora das Vitórias contou com equipes da Unidade Básica de Saúde do Corrupira. “Foram realizadas orientações sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Estamos trabalhando com o tema do Novembro Azul, aproveitando essa grande presença de homens”, explicou a Dra. Mariza Caldera da UBS Corrupira.

Outra ação realizada foi com a equipe da saúde bucal. “Fazemos a avaliação e orientação para prevenção às lesões bucais, que são mais frequentes em pessoas que trabalham sob o sol e com defensivos agrícolas. Além disso, oferecemos o serviço para fazer a visita nas propriedades rurais, ampliando o atendimento para os trabalhadores e familiares”, contou a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto. Foram realizados 59 exames bucais e quatro visitas em propriedades rurais.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ