Esportes adaptados agora têm núcleo em Campo Limpo Paulista

Prefeitura investe em capacitação de profissionais e abre três modalidades paralímpicas na cidade

Campo Limpo Paulista  começa uma nova etapa esportiva com a criação do Núcleo de Esportes Adaptados pela Prefeitura. A iniciativa tem como objetivo incentivar a prática das modalidades adaptadas e paralímpicas, aumentar a prática esportiva e promover a inclusão  social, motora e cognitiva.

O primeiro  passo foi dado na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório  da Faccamp, com o lançamento do Núcleo Adaptado em uma solenidade que contou com a presença do prefeito  de Campo Limpo  Paulista,  Dr. Luiz Braz, o professor Carlos Magno que há 12 anos atua na APAE e o atleta paralímpico Alessandro Tosin, além do gestor de Esportes Cleber Ulisses.

Para o prefeito Dr. Luiz, essa é mais uma etapa de gerar oportunidades dentro da cidade. Ele lembra que vivemos em um país onde diversos esportistas se transformaram em grandes ídolos e os esportes adaptados seguem por essa mesma vertente. “A nossa administração tem como meta fundamental valorizar e incentivar a nossa população, dar um rumo e auxiliar a criar o futuro que todos nós queremos. O que nos enche de entusiasmo é oferecer a essa nova geração, movida por desafios, uma nova etapa esportiva e de lazer”.

O evento

O evento foi marcado pela emoção e entusiasmo. O professor  Carlos Magno, que trabalha há 33 anos com inclusão, diz que essa  é uma oportunidade gigantesca porque o momento é de não mais haver diferenças, só somas. O campeão  paralímpico  Alessandro  Tosin diz que apenas 1% das pessoas  com deficiência praticam esportes.  Para ele, a criação do Núcleo tem como objetivo  inicial a inclusão e a melhoria  da qualidade  de vida.

O gestor Cleber Ulisses diz que os compromissos não podem aguardar um novo ano, porque a cidade ainda tem demandas enormes e que as ações iniciadas neste momento, vão  gerar novas oportunidades daqui para a frente. “Aqui estamos colocando em prática o nosso plano de governo, colocando em prática um trabalho que acreditamos e esperamos, seja um divisor de águas”.

O prefeito de Campo Limpo Paulista, Dr. Luiz,  cumprindo mais uma etapa do plano de governo,  diz que o Núcleo Adaptado é um projeto que já nasceu vitorioso, com tantos profissionais de qualidade envolvidos, além de apoio de entidades como APAE e Unifaccamp. Tanto que já está solicitando junto ao Gabinete, a inclusão da data de 29 de novembro no calendário municipal como dia de incentivo ao esporte adaptado.

A diretora  da APAE Elizabeth Bueno e o coordenador do curso de Educação Física da Unifaccamp, Nestor Bertini também  elogiaram a iniciativa, valorizando a possibilidade  de incentivo  de tantos jovens da cidade na prática esportiva.

O projeto

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, através do Núcleo  de Esportes Adaptados, vai desenvolver inicialmente três modalidades,  são elas taekwondo, bocha e atletismo adaptado. Além  dos atletas da APAE, o objetivo é o de incluir atletas de toda a cidade, através de uma busca ativa em toda rede. “Estamos de portas abertas para ajudar neste trabalho através de nossas redes”, garantiu o gestor de Esportes Vinícius Passarin Neves.

Fonte/ Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista