Em circulação, ônibus com ar condicionado trazem mais conforto ao usuário

Estão em circulação por ruas e avenidas de Jundiaí, desde o último dia 16, ônibus equipados com ar condicionado. Os usuários já sentem a diferença e fazem elogios. “Tenho tomado esse ônibus nos últimos dias e ficou ótimo”, conta a operadora de caixa Tatiana da Silva. “Isso sem falar que o ônibus é mais silencioso.”

Ao todo, as concessionárias que fazem o transporte público de Jundiaí adquiriram 20 ônibus com ar condicionado. Os veículos são seminovos, fabricados em 2019 e com modelo 2020. Todos receberam revitalização e contam com acessibilidade para pessoas com deficiência. O investimento faz parte das ações do Programa Mobilidade Total, da Prefeitura de Jundiaí, para a melhoria do transporte público na cidade, com o objetivo de dar um serviço de mais qualidade e conforto para o usuário, além de investir em tecnologia.

Junto aos 20 veículos seminovos incorporados à frota, retornaram à circulação mais quatro ônibus articulados que estavam fora de operação desde o início da pandemia. Eles estão operando na nova linha 943, que faz a ligação expressa entre o Terminal Eloy Chaves e o Terminal Central.

“O ar condicionado é um dos investimentos que trazem mais conforto e qualidade para o usuário que utiliza o transporte público da cidade”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Neste ano, fizemos a revitalização da cobertura em todos os terminais do município. Além disso, estamos construindo o Plano de Mobilidade Urbana, para pensar em alternativas para fluxo de veículos e em investimentos para a abertura de mais ciclovias e espaços e estímulos à caminhabilidade, entre outros benefícios.”

O ar condicionado agradou a usuária Natália dos Santos Raimunda, que, assim como Tatiana, foi do Terminal Cecap para o Terminal Vila Arens em linha que passa pela avenida União dos Ferroviários, na manhã da última terça-feira (23). “Estou indo visitar meu irmão”, contou ela, com o pequeno filho Abraão no carrinho de bebê. “Com o calor que está fazendo, o ar condicionado ajuda muito.”

Conforto e tecnologia
A Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, fez importantes investimentos no transporte público de Jundiaí a partir de tecnologia embarcada em seus ônibus, como o pagamento da passagem utilizando cartões de débito e crédito no interior dos veículos e a instalação de quatro câmeras de segurança em cada ônibus. “Jundiaí foi a primeira cidade da América Latina a ter a opção de pagamento com cartões em toda sua frota”, declarou o gestor Aloysio. “É a tecnologia facilitando a vida do cidadão.”

Lorena, ao lado de Miguel, usa o transporte público e aprova as facilidades da tecnologia embarcada

A funcionária pública Lorena Rueda, de 28 anos, é usuária do transporte público e aprova as facilidades promovidas pela tecnologia. “O fato de você contar com o pagamento por meio de cartão de débito torna tudo muito prático”, informou, ao lado do filho, o pequeno Miguel, de 4 anos. “Principalmente porque tem dias que não lembramos de levar dinheiro, então com o cartão é mais fácil.”

Pagamento com APP
Outro exemplo da tecnologia como benefício ao serviço público é o App Já Jundiaí – disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store -, que permite o carregamento do cartão comum de transporte ou a criação de uma carteira digital para colocar créditos e fazer suas viagens.

A recarga do cartão comum ou da carteira digital pode ser feita com pagamento por transferência bancária ou cartão de crédito. Após baixado o app, é necessário fazer um cadastro. No caso da carteira digital, é gerado um QR code na tela do celular, que permite a leitura do equipamento no interior do ônibus e a liberação da entrada.

Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí