COVID-19: Jundiaí abre demanda livre para todas as doses e lança consulta vacinal no site

Avançada com a aplicação das primeiras, segundas e terceiras doses de vacinas contra a COVID-19, Jundiaí implementa novas estratégias para avançar ainda mais com a oferta das doses entre as populações contempladas com a imunização, a partir das normas dos Planos Nacional e Estadual de Imunização contra COVID-19. A partir desta segunda-feira (22), a oferta de doses é livre – sem necessidade de agendamento – e contará com polos avançados e oferta das doses adicionais aos idosos também na Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o período da manhã, de segunda a sexta-feira. Outra novidade que chega nesta semana é o serviço de consulta da vacinação, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí, na página de Calendário de Vacinação.

“A vacinação é essencial para avançarmos contra a COVID-19. Com mais de 90% da população habilitada com ao menos uma dose já realizada, e mais de 90% dos adultos com as duas aplicações realizadas, a ampliação dos locais de oferta da vacina se faz necessária para que a cidade consiga alcançar a maior cobertura e proteger as populações mais vulneráveis”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Nova estratégia

A partir de agora, aqueles que estiverem em atraso ou que ainda não receberam a sua primeira aplicação, segunda ou dose adicional, seja adulto ou adolescentes a partir de 12 anos, podem consultar no site da Prefeitura de Jundiaí o local onde há oferta da dose necessária. Desta forma, optam pelo local mais próximo da residência ou do trabalho para o atendimento. “A consulta existente no sistema desde o início do programa de agendamento não era detalhada como esta. Agora, a partir da inserção de dados simples, como a idade e a data em que recebeu a aplicação, é possível saber onde e quando pode tomar a dose que está faltando para completar a sua imunização”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Os polos descentralizados funcionam das 8h30 às 11h30 e das 13h às 15h30, de segunda a quarta-feira, na Paróquia Santo Antônio (Anhangabaú) e antiga UBS Jardim do Lago, Já no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Francisco Dal Santo, somente nesta segunda-feira (22).

Os idosos com 60 anos ou mais também poderão contar com drive-thru, no Parque da Uva, das 8h30 às 12h e das 13h às 15h30, de quinta (25) a sábado (27).

Já as UBSs da cidade, de maneira geral, oferecem a aplicação da dose adicional para os idosos com 60 anos ou mais que tenham alcançado o prazo de cinco meses após a recepção da segunda dose, entre segunda e sexta-feira, no período da manhã.

A UGPS também realizará aplicação de segundas doses em adolescentes, entre 12 a 17 anos, em Escolas Estaduais da cidade que solicitaram o atendimento, a partir de terça-feira (23). As escolas (EE) Alessandra Pezzato, no Novo Horizonte, e a EE José Feliciano (Tamoio) serão as primeiras e contarão com equipe da Saúde aplicando as vacinas nos adolescentes que tiveram a autorização dos pais ou responsáveis.

Ao longo da semana, novos polos serão abertos para o atendimento da população. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, Jundiaí conta com 92,8% da população adulta já vacinada com as duas doses ou dose única contra COVID-19. Já entre os adolescentes, 50,7% já completou a aplicação das duas doses de imunizantes.

Prazos

Com as alterações de prazos entre as doses de alguns imunizantes disponíveis, vale lembrar para a população sobre os tempos necessários entre as aplicações conforme cada imunizante:

Coronavac: 28 dias de prazo para a segunda dose

Astrazeneca: oito semanas de intervalo para a segunda dose

Pfizer: 21 dias para adultos / oito semanas para adolescentes entre 12 a 17 anos

Dose adicional: para adultos com 18 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há cinco meses ou mais; imunossuprimidos com 12 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há 28 dias.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ