Robô projetado para ajudar no desenvolvimento social de crianças

Com um corpo azul, grandes olhos de anime e um sorriso inocente, o robô Moxie foi desenvolvido para se tornar amigo de crianças.

O pequeno robô é projetado para apoiar o desenvolvimento social, emocional e cognitivo de crianças entre 5 e 10 anos de idade, por meio de aprendizado baseado em brincadeiras e aulas.

Lançado em 2020, o Moxie foi desenvolvido pela Embodied, uma empresa de robótica com sede em Pasadena, na Califórnia, nos Estados Unidos.

“Nossa visão coletiva é criar robôs que irão beneficiar a sociedade”, disse Paolo Pirjanian, fundador e CEO da Embodied.

O ex-cientista da Nasa fundou a empresa em 2016 e supervisionou a criação do robô Moxie.

Pirjanian diz que o robô animado é capaz de construir um relacionamento com as crianças “ensinando-as a analisar e rotular suas diferentes emoções”.

Equipado com microfones, câmera e sensores, o Moxie foi criado a partir da experiência de tecnólogos, especialistas em desenvolvimento infantil e contadores de histórias como Disney e Jim Henson Company.

Em 2020, Moxie foi eleito uma das principais invenções do ano pela revista Time.

Para Pirjanian, Moxie é uma tentativa de repensar como a interação homem-máquina. A intenção da invenção é estabelecer uma relação de amizade entre as crianças e o robô criador de inteligência social e emocional.

“Temos literalmente o potencial de ajudar a próxima geração de crianças a ter um QE [inteligência emocional] muito mais alto e desenvolver habilidades pessoais que as ajudarão a crescer e se tornar pessoas mais saudáveis ​​e equilibradas na sociedade”, disse Pirjanian.

Fonte: CNN

Foto: Reprodução/CNN