Curso de auxiliar de logística qualifica com foco no mercado de trabalho

Com o objetivo de ampliar a capacitação profissional e proporcionar mão de obra qualificada às empresas de Jundiaí e Região, teve início um curso de auxiliar de logística, nesta semana, no Centro de Integração da Cidadania (CIC) Dr. Ary Fossen, no Cecap, para 15 pessoas.

O curso integra as ações do PDL (Programa de Desenvolvimento Local) para a retomada da economia após o período de pandemia do coronavírus, a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Jundiaí e o Sebrae. O curso segue até 3 de dezembro, das 18h às 22h, e é realizado pelo programa Via Rápida, do Centro Paula Souza.

“Desde o ano passado a gestão municipal tem realizado ações para mitigar os reflexos negativos da pandemia na economia local”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Jundiaí tem atraído muitas empresas, gerado empregos, mas ainda assim é essencial evoluir nesse diagnóstico e combater os gargalos para a contratação de mão de obra.”

“O curso marca o início do programa Qualifica Jundiaí. Com o PDL levantamos as principais demandas das empresas quanto à mão de obra nas reuniões que fazemos semanalmente com as empresas. Uma destas demandas era na área de logística. Os cursos de capacitação atendem a necessidade do mercado de trabalho das empresas de Jundiaí. Além de qualificar, temos a possibilidade de encaminhar a mão de obra já qualificada para as empresas”, declara o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Cristiano Lopes.

Para o gerente regional do Sebrae, Marcelo Paranzini, o PDL tem dado resultados positivos. “Após o curso, esses profissionais terão grandes condições de se posicionarem no mercado de trabalho.” Além do auxiliar de logística, os 15 alunos terão, em mais dois dias, cursos de empreendedorismo e inteligência emocional, o que totalizará três certificados.

O curso permite ao aluno atuar como assistente nas atividades relacionadas à área de logística, em especial naquelas voltadas à movimentação e armazenamento de materiais e produtos acabados. Na primeira aula, Parimoschi foi representado pela diretora da Unidade Central de Parcerias Estratégicas, Daniele Ruiz, e Cristiano Lopes pela diretora do Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças, Bruna de Oliveira Lazarini.

Diego dos Reis tem 18 anos, está terminando a escola e pensa em buscar uma oportunidade na área de logística. “Espero que esse curso ajude a abrir portas, pois sei que existem muitas empresas da área em Jundiaí e na Região”, diz ele. Para a assistente administrativa Lucicleide Pereira da Silva, o curso poderá ser uma oportunidade a mais no mercado de trabalho. “Aprender mais nunca é demais, e além disso passo a ter novas oportunidades no mercado.”

“O Centro de Integração da Cidadania tem, entre seus objetivos, aproximar o cidadão do poder público, sendo um serviço social”, explica a diretora técnica II do CIC Dr. Ary Fossen, Raquel Pereira dos Santos Conchetto. “E possibilitar mais empregabilidade faz parte de nosso trabalho.”

Fonte/Foto: Prefeitura de Jundiaí