RLC estorna passagens cobradas em duplicidade no cartão

Desde a semana passada, 62 usuários já tiveram devolução na passagem. Novo sistema temporal funciona com 2h30 para integração

Após uma semana de implantação, uma reunião foi realizada entre a Prefeitura de Campo Limpo Paulista e a concessionária Rápido Luxo Campinas, para fazer uma avaliação e checagem de demandas dos usuários. O novo sistema temporal começou a funcionar no dia 8 de novembro, garantindo ao usuário dos ônibus da cidade 2h30 (até 30/11) integração entre duas linhas municipais, sempre na mesma direção, ou a integração com Jundiaí com a complementação de R$1,00 na passagem.

O sistema temporal é um dos mais modernos da região, os terminais físicos, ou antigas catracas, agora são validadores digitais. Exatamente por isso, é preciso que cada pessoa tenha seu próprio cartão: ao passá-lo no validador, é feita uma leitura óptica, dando mais segurança. Todos os ônibus têm câmeras internas, que protegem o passageiro e os funcionários da empresa, melhorando a segurança.

Desta forma, fica o alerta: não use o cartão para pagar a passagem para filhos ou amigos, porque o sistema entende que é de uso pessoal e só integra uma por cartão. “Sabemos que é uma prática comum, mas é preciso avançar e mudar”, fala o prefeito Dr. Luiz Braz, que tem acompanhado todas as etapas da mudança e garantiu a abertura das catracas para integração e também a ampliação do tempo para integração municipal. “Estamos avançando, muito, sabemos que a completa compreensão desses benefícios está acontecendo”.

Vereadores tiraram dúvidas

Na tarde desta terça, 16, o prefeito Dr. Luiz recebeu os vereadores para uma reunião juntamente com a Diretoria de Trânsito e Transporte e a empresa RLC. O encontro estava previsto para a semana passada, mas em função da suspensão dos atendimentos no Legislativo, conforme protocolos Covid, houve um remanejamento da data.

Durante a reunião, online e presencial, os vereadores puderam tirar suas dúvidas e tiveram sugestões acatadas, tanto por parte da empresa, como da Prefeitura. Esse encontro foi importante para que as informações sejam levadas de forma correta para a população, já que o sistema temporal é inédito.

Estiveram na reunião os vereadores Tio Dionísio, Dr. Gilberto, Fernando do Transporte Escolar e Kesley (presencialmente); Diego Ito, JC e Benedetti (on-line) e Frank (representando o vereador Tufão).

Uso do cartão

O cartão é gratuito e individual, pode ser feito no Terminal Central e na garagem da Rápido Luxo Campinas, em Campo Limpo Paulista, ou na banca do ponto final do ônibus, em Jundiaí. Nesta primeira semana, mais de 2.500 novos cartões foram emitidos – não existe valor mínimo, por isso, garanta o seu e a recarga pode ser feita em 13 locais (acesse o site da prefeitura para saber mais https://bit.ly/3HtMmz5)

Algumas linhas foram ajustadas o tempo de integração, caso identifique alguma cobrança indevida antes deste ajuste, podem procurar os fiscais no terminal RLC ou em contato com o SAC. Também é possível procurar a Ouvidoria da Prefeitura pelo site Prefeitura de Campo Limpo Paulista ou pelos telefones (11) 4039-8381 ou 4039-8382.

Integrando

Campo Limpo Paulista ainda aceita o pagamento da passagem em dinheiro e, esse modelo híbrido, vai continuar valendo até que todos estejam adaptados ao novo sistema temporal. Com o dinheiro o passageiro por exemplo, chega no Terminal central e pega o intermunicipal em Jundiaí ou tem a opção de fazer seu cartão, andando na linha municipal e tendo benefício de integrar por 2h30 (até 30/11) o seu destino. “Aqui funciona da mesma forma de todas as cidades que têm sistema integrado, com a diferença que o passageiro tem um tempo extra que pode usar como quiser ou integrar sem ter que passar pelo terminal nas linhas urbanas”, diz a gestora.

Margarete dá exemplos como o uso dos terminais em Jundiaí ou do sistema de transporte em São Paulo, onde você compra os bilhetes “A única diferença é que aqui o sistema é feito pelo cartão, porque já vem com leitores”, fala.

Fonte/Foto: Prefeitura de Campo Limpo Paulista