Exemplos de boas ações marcam Dia Mundial da Gentileza no Hospital São Vicente

Um gesto de carinho, uma ajuda inesperada, uma ação de solidariedade e empatia, podem transformar o dia de alguém. As atitudes mais simples devem ser compartilhadas, propagadas e, acima de tudo, replicadas, para que a gentileza continue gerando gentileza. Famosa, a frase é conhecida, mas pouco praticada. Por isso, a fim de promover e contribuir com esse movimento, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), reuniu algumas histórias inspiradoras para celebrar o Dia Mundial da Gentileza, comemorado no próximo sábado (13). A instituição convida toda a população a refletir sobre o assunto e faz o questionamento: e você, já fez a boa ação de hoje?

O paciente no centro do cuidado

Em 2016, após encontrar dificuldades com a mobilização dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, o fisioterapeuta Luís Antônio Nunes, criou o Dispositivo Auxiliar para Sedestação (DASBEL). O equipamento, confeccionado artesanalmente com tubos de PVC, permite que o paciente acamado permaneça sentado, medida essencial para evitar complicações decorrentes de longos períodos na mesma posição. A cadeira serve de apoio para pacientes com fraqueza muscular e falta de controle de tronco.

Sem patente, o projeto é considerado de domínio público e tem sua reprodução liberada no Brasil, estimulando outras instituições a fazerem o mesmo, visando o benefício de outros pacientes. Foi por meio dessa ação de empatia, que o coordenador da fisioterapia do HSV, Daniel Gimenez Rocha, decidiu adotar o recurso. “Sem o equipamento, os pacientes precisam ser retirados do leito e sentados em uma poltrona, o que envolve mais riscos. Agora, com esse equipamento, o paciente fica com apoio lateral e nas costas, permitindo que um único profissional consiga sentar o paciente à beira do leito e ajudá-lo a fazer os exercícios recomendados para cada sessão de fisioterapia. O paciente acamado começa a perder a funcionalidade, força muscular e adquire vícios posturais. A cadeira é importante para a realização da fisioterapia respiratória e para a parte motora também”, explica.

Agradecido, o profissional conta que solicitou que o equipamento fosse feito pela equipe de manutenção, que não possui esse trabalho como parte das atribuições do departamento e, ainda assim, em uma atitude gentil, prontamente se disponibilizou a fazer. “Não falo só do ponto de vista da fisioterapia, mas também do envolvimento deles nesse projeto. Todos esses profissionais também estão, mesmo que indiretamente, ligados a assistência prestada ao paciente. Fico feliz em presenciar essas ações, em poder contar com esse auxílio. Somos cercados de bons profissionais, mas principalmente de boas pessoas”, finaliza.

De colaborador para colaborador

Seguindo todos os protocolos de segurança contra a covid-19, os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal do HSV, retomaram os eventos Prata da Casa, que homenageia os colaboradores com mais de 25 anos de instituição, e Aniversariantes do Mês, que celebra mais um ano de vida dos trabalhadores. Nas ocasiões, os participantes recebem placas comemorativas e presentes simbólicos.

As iniciativas, que estavam suspensas devido à pandemia, fizeram falta para as equipes que, todos os meses, aguardavam ansiosos pelas ações de reconhecimento promovidas pelo hospital. Buscando retribuir esse carinho, a auxiliar de higiene, Hilda Aparecida Marcelino da Silva, fez questão de escrever uma carta de agradecimento para os profissionais dos setores. “Faz muito tempo que não comemoramos nada por conta da pandemia. Foi um período difícil, vivenciamos muitas coisas, ainda mais no hospital. Poder celebrar a vida é maravilhoso e estou feliz demais por participar de novo desses eventos, por isso escrevi a carta, porque queria explicar com palavras o que eu estava sentindo naquele momento, a alegria de estar com meus colegas, sorrindo e comemorando”, conta.

As manifestações de gratidão são motivadoras para os profissionais que dedicam suas vidas em prol da saúde do próximo. A supervisora de hotelaria, Ivonete Prexede, compartilha sua experiência e de sua equipe ao passarem por atendimento na Saúde Ocupacional. “Sempre fomos recebidos com muito carinho pela equipe, além dos exames serem rápidos e os profissionais excelentes. Tenho recebido elogios frequentes sobre isso, principalmente da minha equipe do noturno já que, recentemente, o setor ampliou o horário para abranger esses colaboradores. É um ciclo, somos gentis e recebemos gentileza quando nos tratam com tanto amor”.

Likes da vida real

 As redes sociais, dentre suas inúmeras funcionalidades, revolucionaram a comunicação de uma maneira geral, mas principalmente na forma com que as empresas interagem com seus clientes e colaboradores. Desde a criação de páginas no Facebook e Instagram para o Hospital São Vicente, a unidade de saúde contabiliza quase 25 mil seguidores, que enviam diariamente sugestões de melhorias, elogios e cartas de agradecimento por meio dos perfis oficiais.

Responsável pelo atendimento e gerenciamento das mídias digitais, o departamento de assessoria de imprensa do HSV, em parceria com a ouvidoria, replica por meio de posts e matérias, um pouco dos sentimentos descritos por pacientes e acompanhantes nas mensagens enviadas a instituição. Os relatos são encaminhados aos profissionais ou unidades homenageadas. O objetivo é mostrar aos colaboradores que a atuação deles vai muito além do atendimento médico e que uma palavra de conforto, um carinho nas mãos e a gentileza das ações é capaz de marcar para sempre a vida desses pacientes.

A Jaqueline Cristina da Silva aproveitou os recursos online para parabenizar o trabalho das equipes. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais do São Vicente, a equipe da higiene, da cozinha, enfermeiros, médicos e controladores de acesso, pelo tratamento que recebi. Em especial, destaco a dedicação dos profissionais da clínica mista, que sempre foram extremamente simpáticos e educados”.

Em outra mensagem, o acompanhante Alex Bento, relata emocionado o carinho que recebeu da equipe da clínica cirúrgica I. “Vocês foram os anjos que me deram a força que eu precisava para ficar ao lado do meu pai. Aquele sorriso que me davam em cada momento que entravam no quarto fez toda diferença. As enfermeiras foram fantásticas e me apelidaram de iluminado, mas iluminados são todos vocês, anjos das nossas vidas”, diz parte do texto.

A paciente Rosana Passos Utrilha Cardoso, resume o sentimento de gratidão por meio de seus batimentos cardíacos. “O amor, o carinho e a dedicação dos profissionais foi fundamental para minha recuperação. Hoje estou bem, meu coração já não bate mais a 40 e sim a 73 bpm, firme e forte, por causa de vocês”.

Fonte: Hospital de Caridade São Vicente de Paulo

Foto: Hilda e Ivonete