Ex-goleiro Mário “Aranha” lança livro sobre personagens negras brasileiras

Em live nas redes do Sesc Jundiaí, conversa irá abranger processo de pesquisa e escrita do livro, além de temas como o racismo e o posicionamento político de atletas

Um popular ditado brasileiro diz que política, futebol e religião não se discutem. Será? Nesta terça (16), a partir das 19h, no canal do Sesc Jundiaí no YouTube, o ex-goleiro do Palmeiras, Mário “Aranha” e o jornalista Adailton Moura conversam e refletem sobre a necessidade de se debater esses assuntos cotidianos de uma forma mais ampla, plural e tolerante. O encontro será apresentado pelo supervisor de esportes do Sesc, Leandro Araújo.

A live marca o lançamento do livro ‘Brasil Tumbeiro’, de Mário Lúcio Duarte Costa, popularmente conhecido como Aranha. Atuante no combate ao racismo desde antes do episódio das ofensas sofridas em 2014, o autor se dedica hoje em dia exclusivamente ao trabalho que já desenvolvia nos tempos de atleta: o combate ao racismo.

Ilustrada por Eduardo Vetillo e publicada pela editora Mostarda, Aranha escreveu a obra na intenção de contribuir principalmente no aprendizado de jovens e resgatar nomes de personagens negras da História brasileira.

“A ideia de fazer um livro escolar infanto-juvenil veio quando percebi que a maior parte da população brasileira não conhece a história da escravidão no país. Então, pensei em recontá-la de uma maneira mais justa”, explica o autor.

O título do livro escolhido por Aranha é uma contraposição ao termo “navio negreiro”, que passa a impressão de que essas embarcações eram pensadas de fato para o transporte de negros; quando, na verdade, eram para transportar mercadorias. E já que metade ou mais do contingente de escravos trazidos da África morria no trajeto, o termo “tumbeiro”, que se refere à tumba, parece ser mais apropriado.

Sobre os participantes

Mario Lucio Duarte Costa, “Aranha”, nasceu em 1980, em Pouso Alegre, MG. Filho mais velho de Benedita Duarte Costa, que o criou com muita luta devido ao falecimento de seu marido. Aranha passou por alguns clubes de base, profissionalizou-se, mas teve destaque somente em 2004 na Ponte Preta, em Campinas. Depois jogou pelo Atlético Mineiro, Santos, Palmeiras e Avaí. Atualmente dedica-se à luta contra o racismo. É autor, palestrante e foi agraciado pelo Governo Federal com o prêmio Direitos Humanos

Adailton Moura é jornalista, redator publicitário e autor do livro “A Indústria da Música Gospel”, que aborda a ascensão do gênero musical evangélico no mercado brasileiro. Também assina o prefácio dos livros “A negra cor que resiste nas ruas campineiras”, de Geovanna Bispo, e “A arte de narrar vidas”, do Paulo Pontes. Com foco na música e cultura, ele escreve para o no RAPresentando, Sounds and Colours (UK), AUR, Per Raps e Rapzilla [EUA], tendo entrevistado Emicida, Charles Gavin, Di Melo, DJ KL Jay (Racionais MCs), Tropkillaz, Projota, Rashid, Zuza Homem de Melo, Amaro Freitas, Djonga, BK, VHOOR, Noga Erez e mais.

Serviço

Dia 16/11, terça, a partir das 19h

Bate-papo

Com o autor e ex-goleiro Mário Aranha e o jornalista Adailton Moura

https://youtube.com/sescjundiai

Classificação: livre

Grátis

Fonte: Sesc Jundiaí

Foto: Divulgação