Semana de tempo instável e com alerta de temporais em SP

Nesta segunda-feira (8), o deslocamento de uma frente fria por alto mar, na altura da costa do Sudeste, irá provocar mudanças no tempo em São Paulo. Com o avanço do sistema, a umidade aumenta na faixa leste paulista, com previsão de chuva fraca a qualquer momento na Baixada Santista e no extremo sul do estado.

Na região da capital, o amanhecer de segunda-feira já será marcado por bastante nebulosidade, mas ainda com alguns períodos de sol. A partir da tarde, a chuva chega à região metropolitana e as temperaturas ficam ligeiramente mais baixas em relação ao fim de semana, mas não há risco de temporais.

Situação de alerta no interior de SP

No interior de São Paulo, as condições permanecem para pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. No entanto, com a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no continente, o risco de temporais aumenta muito nas regiões de Jundiaí, Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Franca – nessas localidades, além da chuva forte, são esperados raios e fortes rajadas de vento.

ZCAS se configura e deixa tempo instável esta semana

A partir de terça-feira (9), a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se configura novamente. Desta vez, o sistema colabora para o transporte de umidade para amplas áreas do centro-norte do Brasil, inclusive no Sudeste. Até o fim da semana, a previsão é de dias com tempo bastante instável e chuva persistente no estado de São Paulo, com acumulados de chuva que podem chegar a 50mm em áreas do norte paulista.

Fonte: Climatempo