Em Live com deputada Tabata Amaral, vereadores reforçam compromisso com distribuição de absorventes em Jundiaí

Os vereadores de Jundiaí, Edicarlos Vieira, Faouaz Taha, Daniel Lemos e a vereadora Quézia de Lucca participaram de Live com a deputada federal, Tabata Amaral, na última segunda-feira (25), para debater a promoção da dignidade menstrual e esclarecer qual o cenário sobre o tema em âmbito nacional e municipal. No encontro, os parlamentares reforçaram o compromisso de continuar a debater o tema na cidade e de viabilizar, com o Executivo, a distribuição dos absorventes às mulheres em situação de vulnerabilidade social. A deputada também demonstrou otimismo na derrubada do veto do presidente Jair Bolsonaro sobre projeto nacional que garante esse direito.

Em Jundiaí, os vereadores tratam com a Prefeitura e gestores competentes a possibilidade de distribuição dos absorventes às mulheres, com idade acima de 18 anos, em situação de vulnerabilidade social que não serão contempladas pelo programa estadual que já irá oferecer esse direito às alunas das escolas da rede do Governo do Estado de São Paulo. Na rede municipal de ensino, conforme checaram os vereadores, por conta da faixa etária atendida, as alunas que têm essa necessidade também já são assistidas. Assim, foi feita indicação ao Executivo, de autoria conjunta dos parlamentares, pela criação de um Programa Municipal de Promoção da Dignidade Menstrual.

Diante do debate nacional sobre o tema e da projeção da deputada que milita por essa causa, a Live foi realizada como forma de esclarecer as dúvidas da população a respeito. Todos os vereadores reforçaram na ocasião que, embora haja opiniões contrárias, esse é um direito das mulheres e questão de saúde pública. A deputada relembrou a realidade, muitas vezes não revelada, de muitas mulheres que chegam a usar folhas de caderno, miolo de pão, jornal por não terem condições e acesso aos absorventes. Ao trazer esse projeto à tona, muitas delas acabaram contando suas experiências que podem levar a problemas graves de saúde e até a óbito, contou Tabata.

Edicarlos, Faouaz, Daniel e Quézia se propuseram a continuar o debate em novas Lives para aprofundar o assunto enquanto mantêm o diálogo com a Prefeitura para execução do programa.

Assessoria de Imprensa