Intervalo entre doses da vacina da Pfizer passa de 8 semanas para 21 dias

 

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (18) a antecipação do intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Pfizer contra a Covid-19 de 8 semanas para 21 dias.

A medida vale a partir desta terça-feira (19) para pessoas com mais de 18 anos que tenham recebido a primeira dose.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o novo prazo segue o indicado na bula do imunizante e beneficiará 2 milhões de adultos que já receberam a primeira dose.

Em setembro, a gestão estadual já havia reduzido o intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer de 12 para 8 semanas, mas condicionava nova alteração na aplicação à chegada de mais doses ao estado.

Quem já recebeu a primeira dose da Pfizer poderá conferir sua carteirinha para verificar a nova previsão de retorno ao posto, contando 21 dias a partir da data da primeira dose. Caso o período já seja maior que este, também poderá tomar a segunda dose antes da data de retorno sinalizada em sua carteirinha.

A vacinação para os adolescentes segue com intervalo de 8 semanas. De acordo com a secretaria, a antecipação para o público será adotada mediante disponibilização de mais doses pelo Ministério da Saúde.