Outubro Rosa: A importância da realização do exame

O mês de outubro é conhecido pelas atividades e campanhas de combate e prevenção ao câncer de mama. No Hospital Universitário a comemoração é ainda mais celebrada, pois junto com o Outubro Rosa temos o aniversário da nossa instituição.

Para registramos as duas datas, o HU iniciou o mês com uma semana de atividades e sorteios de brindes para os profissionais e no decorrer do mês ocorrerá uma programação com ações referentes ao “Outubro Rosa” para alertar as colaboradoras e as usuárias da instituição sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima mais de 625 mil novos casos de câncer neste ano, no Brasil, entre os quais, 66 mil de mama.  De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total, sendo o que mais pessoas atinge no mundo.

Os diagnósticos da doença no ano superaram o câncer de pulmão, que até então afetava o maior número de pessoas. O câncer de mama é uma doença silenciosa, sendo o tipo mais frequente de entre as mulheres brasileiras.

De acordo com a vice-diretora da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Dra. Ana Carolina Marchesini de Camargo, a mamografia é o único exame comprovado que diagnostica precocemente o câncer de mama. É um exame que pode trazer desconforto na hora que é feito, mas não tem risco de radiação e o benefício do diagnóstico precoce é a cura.

Maria de Lurdes Rampim, 67 anos, faz o exame todos os anos. “Eu descobri um nódulo no Outubro Rosa de 2019, mas  graças a Deus não deu nada. Como tenho caso na família procuro fazer sempre. O exame é desconfortável, mas nada doloroso e é para o nosso bem. A gente precisa se precaver e tendo esse exame oferecido pela rede, temos que aproveitar e fazer”, disse ela.

A prefeitura de Jundiaí aumentou a oferta de exames para as mulheres com mais de 40 anos. As 2,4 mil mamografias oferecidas mensalmente receberão acréscimo de 33% para quem procurar o serviço. O exame de mamografia pode ser solicitado na Unidade Básica de Saúde (UBS), por enfermeiro ou pelo médico. A própria paciente pode manifestar interesse em fazer o exame (mamografia), sendo que a realização é no Hospital Universitário (HU) e na AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), por meio de agendamento prévio.

 

Assessoria de Imprensa HU

FOTO- Dra. Ana Carolina Marchesini de Camargo