Educação investe em computadores para modernizar o aprendizado

Todas as escolas municipais terão computadores. Capacitação,  novas ferramentas para os professores e uma nova sala de aula para os alunos.

Na mesma semana em que os professores comemoram o seu dia, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista faz a divulgação oficial da compra de computadores para as escolas da rede municipal. Mais do que oferecer uma nova ferramenta aos educadores, a ideia é aproveitar as boas experiências das aulas online, agora, nas presenciais –  inovando a maneira de ensinar e aprender. “A educação é um dos pilares para a transformação do nosso município”, fala o prefeito Dr. Luiz Braz.

Assim que assumiu, o Dr. Luiz já garantiu uma parceria com o Google (com a  ferramenta Google Sala de Aula), para que os alunos da rede municipal e os professores não ficassem longe da escola por conta da pandemia, preservando o distanciamento. Tudo foi feito em tempo recorde: 984 salas de aula virtuais atendendo da creche ao 9º ano do Ensino Fundamental, ou seja, 950 professores e 12 mil alunos da rede municipal.

Apesar da retomada gradual, a administração municipal quer, ainda este ano, incluir os computadores na rotina escolar. “Sabemos que cerca de 10% dos nossos alunos não conseguiram ter aulas virtuais. Agora, o benefício será para todos”, fala o gestor de Educação Vinícius Passarin Neves. Ele lembra que os professores também terão o computador como uma ferramenta de capacitação e educação.

O uso de computadores na sala de aula foi uma proposta de campanha do prefeito Dr. Luiz e faz parte do seu plano de governo. “A escola hoje, compete com um mundo de informações disponíveis na internet, certas e erradas. Então, nada mais justo do que integrar esse mundo à sala de aula”, diz Dr. Luiz.

Para o gestor Vinícius, um benefício que vai mudar a motivação dos estudantes para com a escola, renovando a vontade de estudar. A compra dos computadores está em processo de licitação.

Para os professores

Os professores da rede municipal encontraram uma nova realidade com o uso da tecnologia esse ano. Mas todos passaram por capacitações e se aproximaram, virtualmente, no momento mais difícil da pandemia. Agora, terão acesso aos computadores na mesa de trabalho, na sala de aula, podendo desfrutar deste universo oferecido pela internet em tempo real.

“Muitos professores também tiveram dificuldade com seus equipamentos. Sabemos da dificuldade do professor e nada mais justo do que dar a ele condições favoráveis para o uso da tecnologia”, diz Cleber Lima, gestor do projeto municipal, que conta com apoio da assistente e professora Alessandra Matos.

No passado

Os avanços em educação já foram pautas da imprensa nacional, com o projeto de um computador para o aluno. Lousas digitais e notebooks, porém, foram retirados das salas de aula sem maiores explicações. Agora, o projeto terá uma nova vertente, mas o fundamento é o mesmo, de criar aulas diferenciadas, onde o aluno seja motivado a ir para a escola.

O prefeito Dr. Luiz, que começou toda essa transformação na educação, lamenta o tempo perdido. “Municipalizamos todas as escolas de ensino fundamental, passando de uma para 23, construímos novos prédios, investimos na capacitação dos professores e esse trabalho teve continuidade. Mas agora vamos recomeçar essa história”.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Campo Limpo Paulista