Dois bairros recebem Ecopontos e serviço já atende todas as regiões da cidade

Dois novos ecopontos começam a funcionar em Jundiaí na próxima segunda-feira (11), um na Vila Nambi e outro no Cidade Nova. Com as novas instalações, a cidade passa a contar com oito ecopontos distribuídos em todas as suas regiões e segue seu foco para se tornar um município sustentável, com investimentos que melhoram o meio ambiente e a qualidade de vida de seus moradores.

“O Ecoponto incentiva que a população seja aliada da prefeitura no descarte correto dos resíduos. Jundiaí sai na frente quando estimula iniciativas coletivas sobre a responsabilidade de cuidar do lugar em que vivemos, a começar pela nossa rua”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. “Importante destacar que tínhamos dois ecopontos na cidade, em 2017. Hoje chegamos a oito, um crescimento de 300%.”

Nos ecopontos, a população pode fazer o descarte de diferentes resíduos, como entulho, madeira, gesso, vegetação e recicláveis em geral. Cada pessoa pode levar um metro cúbico por semana e por residência aos equipamentos, que contam com funcionários que controlam e acompanham o que é colocado.

“Ao mês, nossos seis ecopontos em funcionamento estão recebendo, em média, 730 toneladas. Isso representa 23 toneladas por dia”, observa o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. “Com mais dois, o número de toneladas crescerá consideravelmente. E, para o futuro, queremos expandir ainda mais esse serviço, com mais dois ecopontos: um deles na região dos bairros Vila Rami e Vila Comercial e outro nas proximidades dos bairros Retiro e Eloy Chaves.”

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, Márcio Moraes, lembra que os ecopontos da Vila Nambi e do Cidade Nova ampliam a capacidade de atendimento do serviço de destinação correta de resíduos no Vetor Leste da cidade. “Com esses dois novos, vamos do Jundiaí-Mirim ao Ivoturucaia com quatro ecopontos neste corredor, que tem muitos bairros e grande população atendida.” Além disso, o investimento está alinhado aos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), o que torna essencial o investimento em ações sustentáveis.

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta, das 13h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Confira abaixo os endereços de todos os ecopontos:

  • Cidade Nova (rua Doraci Camargo Alegre)
  • Geresol (avenida Yamashita Yukio, 1268, Distrito Industrial)
  • Jardim do Lago (rua Geraldo Santos, 195, Jardim do Lago)
  • Jardim Tamoio (rua da Mina, s/no)
  • Jardim Tarumã (rua Rio de Janeiro, s/n)
  • Morada das Vinhas (Parque Ecológico José Roberto Mota ‘Barroca’ – rua Uva Niagara 376)
  • Residencial Jundiaí (rua Rubens Antonio Cursio, 71)
  • Vila Nambi (rua Marquês de Maricá, em frente à Emeb Janet Ferreira Prado)

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Fotógrafo PMJ