Paralimpíada: atletas de Jundiaí são homenageados no Paço

Após terem feito bonito, em agosto, na Paralimpíada de Tóquio, atletas de Jundiaí que representaram o Brasil receberam uma homenagem, nesta terça-feira (5), no Paço Municipal. Foram eles: Joyce Fernanda de Oliveira, do tênis de mesa; Thomaz Ruan de Moraes, do atletismo e Alessandro Tosim, técnico da seleção brasileira masculina de goalball, além de Alessandra Amorim, psicóloga da seleção brasileira masculina de goalball -.

“Ficamos felizes em ver o Peama (Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas da Prefeitura de Jundiaí) apresentar talentos para o mundo. É uma satisfação ver profissionais capacitados saindo daqui para levar o esporte do Brasil a um patamar mais alto. Jundiaí tem tradição no esporte e vocês seguem essa escrita”, explica o prefeito. Segundo ele, a homenagem é pequena perto do trabalho feito pelo quarteto.

Thomaz Ruan de Moraes foi medalha de prata em Tóquio, na prova dos 400m rasosT47 no atletismo. “Jundiaí e o Peama têm grande importância na minha vida. O Peama acreditou em mim, me deu base”, afirmou o atleta revelação do Peama, que começou a treinar com 11 anos.

Joyce Fernanda de Oliveira tem no currículo três Paralimpíadas – de Londres em 2002 e do Rio em 2016, além de Tóquio – e é uma referência no esporte. “Agradeço a homenagem que mostra o reconhecimento ao nosso trabalho e esforço e também serve de inspiração para outras pessoas a conquistarem o mesmo”.

Alessandro Tosim foi medalha de ouro como técnico do goalball masculino em Tóquio. O ouro se junta a prata em Londres 2012 e bronze na Rio 2016. “É uma honra para nós sermos homenageados. Conquistar a prata foi uma felicidade, conquistar o bronze foi outra felicidade, mas conquistar o ouro é indescritível”, disse ele, acompanhado por Alessandra Amorim, que atuou na comissão técnica como psicóloga.

O gestor de Esporte e Lazer, Luís Cláudio Tarallo, destacou a importância da presença de jundiaienses em evento tão grandioso como uma Paralimpíada. “São quatros os valores paralímpicos, a determinação, coragem, igualdade e inspiração. De todos os valores que vocês levaram para lá, o que mais se destaca é a inspiração. Vocês inspiram todo mundo. Vocês são motivo de orgulho não só para nós de Jundiaí, como para o Brasil inteiro.”

Também participaram o vice-prefeito Gustavo Martinelli, os gestores municipais, José Antônio Parimoschui, Simone Zanotello, Aloysio Queiroz e Cristiano Lopes, além do o diretor da Esef, Davi Poit e os vereadores Faouaz Taha, Cícero Camargo, Quézia de Lucca, Antonio Carlos Albino e José Antonio Kachan Júnior.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ