Amor e respeito: alunos recebem os avós na escola para homenagem e atividade em família

Compartilhar momentos na escola com os avós e bisavós, falar sobre a importância do respeito, do amor e dos direitos dos idosos. Assim foi a manhã dos alunos dos 5º anos A, B e C da EMEB Dr. José Romeiro de Souza, o Geva. A atividade ocorreu dentro das comemorações da Semana do Idoso, uma homenagem aos avós e também uma ação da Escola Inovadora, que incentiva o protagonismo da criança.

Os convidados foram recebidos com a leitura de um poema sobre o amor dos avós. Em seguida, os estudantes explanaram sobre a cartilha e direito dos idosos, assim como a mudança que a figura do idoso vem sofrendo. “Nem todos os idosos são como os representados em placas, uma pessoa corcunda e com uma bengala, muitos são ativos”, afirmaram os estudantes que também fizeram novos desenhos com representação dos idosos fazendo musculação, andando de skate, entre outros.

Altamiro, Helena e Maria Eduarda aproveitaram mais um momento em família

A atividade foi em continuidade aos trabalhos realizados desde o início do ano do resgate das plantas medicinais e mais uma aproximação dos alunos com a família. “É importante para as crianças conhecerem o acervo de plantas e quem tem muito a contribuir são os avós. Fizemos a horta para resgatar essas plantas, trabalhamos os vários movimentos sociais, os direitos dos idosos e fechando a Semana do Idoso, com a valorização e lembrando que a idade é experiência e merece muito respeito. Ficamos surpresos e felizes com a participação dos avós”, explicou a professora 5º A, Solange Longui.

Ao visitar a horta da escola, os avós e alunos puderam ajudar a colocar as placas com os nomes das ervas aromáticas. Helena Maria da Silva Santos e Altamiro dos Santos são os bisavós da estudante Maria Eduarda Losilla e participaram da atividade. “Eu adorei essa atividade e a escola, me emocionei de estar aqui com a Maria Eduarda e aprendi mais sobre os direitos dos idosos.”, afirmou a bisavó. Para a bisneta o momento também foi único. “Eu gostei muito de trazê-los aqui e já aprendi mais coisas com eles, tirei uma boa experiência com a bisa”, contou.

A supervisora escolar, Eliana Corradini, lembrou que a atividade também faz parte do trabalho pedagógico realizado em sala de aula. “Além de abordar a importância de todos saberem sobre os direitos dos idosos, esse encontro é uma homenagem para vocês, avós. É a criança protagonista, como preconiza a Escola Inovadora”.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Fotos: Fotógrafos PMJ