Evento faz “sentir na pele” a dificuldade da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida

Realizado pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, o evento “Sentindo na Pele” trouxe vivências das dificuldades das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no dia a dia. A ação faz parte da Semana Nacional de Trânsito e compõe também a Semana do Idoso 2021.

Além disso, foi apresentado neste sábado o nome escolhido em votação popular e on-line para o novo mascote da UGMT. Com 67%, o vencedor foi Vaguinho.

“Nosso objetivo, com o “Sentindo na Pele” e todos os outros eventos que ocorreram durante a Semana Nacional de Trânsito, é sensibilizar a sociedade, levando mensagens de conscientização e educação no trânsito”, explica o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Neste ano, trabalhamos o conceito de ‘ver e ser visto’ e nos voltamos aos motociclistas, sempre com a proposta de diminuir as mortes no trânsito.”

Das 9h às 12h, no estacionamento do Paço Municipal, motoristas do transporte público municipal e a população em geral puderam participar de um circuito com cinco atividades diferentes: andar de cadeira de rodas, subir e descer usando elevador para cadeirantes, andar com olhos vendados, subir e descer usando muletas/andador e respeito ao ciclista.

O motorista Hilton Aparecido de Jesus trabalha no transporte público municipal e aprovou a ideia. “Nós, motoristas, precisamos entender o que as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida passam nas ruas da cidade. Com certeza tiramos daqui um importante aprendizado.”

O “Sentindo na Pele” encerra a Semana Nacional de Trânsito em Jundiaí e foi feito em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e o Conselho Municipal do Idoso. A última terça-feira, 21 de setembro, foi o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Já a Semana do Idoso de Jundiaí segue até 1º de outubro com diferentes atividades voltadas para a pessoa idosa, incluindo ações de saúde, cultura, intergeracionalidade, workshops com temas variados, cursos, oficinas, consultas ao Procon Móvel, lançamento de materiais informativos e uma atividade para fomentar o turismo do idoso em Jundiaí. Confira AQUI a programação.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Fotógrafo PMJ