Município recebe veículos do programa Guardiã Maria da Penha

A proteção das mulheres itupevenses ganhou mais um reforço na manhã desta sexta (24). O município foi contemplado com dois veículos Duster, como parte do programa Guardiã Maria da Penha. O prefeito Marcão Marchi, ao lado do secretário de Governo, vice-prefeito Alexandre Mustafa, comemorou a entrega.

O prefeito ressaltou que o programa beneficiará o município. “Na presença dos meus amigos vereadores, que sempre nos apoiam, e do nosso vice-prefeito Alexandre Mustafa, entregamos esse nosso compromisso com a segurança da mulher. O programa Guardiã Maria da Penha já é uma realidade em nossa Itupeva”, disse ele.

O Programa Guardiã Maria da Penha é voltado para a proteção da mulher em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária, prevenindo e combatendo todas as formas de violência, física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Segundo informações do comandante da Guarda Civil Municipal, José Mario Pereira da Silva, e da Secretária de Desenvolvimento Social, o veículo será de uso exclusivo do programa. “Com ele, faremos o acompanhamento das mulheres que já possuem medida protetiva contra o agressor e, também, a ronda pelos bairros, oferecendo segurança para as mulheres”, comentou o comandante.

Agora, o prefeito Marcão assinará um convênio que será enviado ao Ministério Público. Após o processo, dois Guardas Civis Municipais passarão por capacitação para treiná-los a este trabalho.

Em fevereiro deste ano a Guarda Civil Municipal de Itupeva concluiu a capacitação em Atendimento Humanizado e Acolhedor a Mulheres em Situação de Violência, ministrada pela GCMF Andréia Aparecida de Melo Pontes, do Programa Guardiã Maria da Penha de Jundiaí.

Participaram da entrega dos veículos os vereadores Angelin Lorenção, César Farali, Eliana Borges, Everaldo Moreira de Freitas (Primo do Hortênsia), Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão) e Ana Paula Marciano, que indicou o programa ao município.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Itupeva