Prefeitura lança app que permite acompanhar horários e itinerários dos ônibus

Atendendo a mais um dos pedidos apontados na pesquisa de satisfação do transporte público, realizada no primeiro semestre deste ano pela administração municipal, começa a funcionar este mês o aplicativo Cittamobi – que permite o acompanhamento de horários e itinerários dos ônibus que circulam pela cidade. A novidade permite que o usuário saiba exatamente a hora que o ônibus vai passar pelo ponto, além de ter acesso às rotas das linhas municipais. O aplicativo está disponível gratuitamente para Apple e Android e para baixar basta acessar a loja de aplicativos do seu celular. Além de poder acompanhar pelo aplicativo, o usuário também pode acompanhar os horários de chegada e partida dos ônibus por meio de televisores instalados no terminal.

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista intensificou a fiscalização da Rápido Luxo Campinas e outras melhorias apontadas na pesquisa de satisfação já foram realizadas, como  por exemplo, a troca de parte da frota de carros para modelos mais novos e ampliações em oito linhas dos bairros Pau Arcado, Parque Internacional, Campo Verde, Moinho, Jardim Brasília, São José, Santa Lúcia e Santa Maria.

Outras mudanças também foram feitas, entre elas, de infraestrutura de pontos de ônibus, terminal Botujuru e do terminal Central – incluindo iluminação, reformas de telhados etc, Ações como a troca dos bebedouros, colocação de álcool em gel no terminal, papel higiênico e saboneteiras nos sanitários, também melhoraram as condições de espera dentro do terminal.

Como funciona o aplicativo

Para consultar a previsão de chegada do seu ônibus:

  1. Na tela do mapa, clique no ponto de parada.
  2. Uma tela com os próximos ônibus a passar nesse ponto vai abrir. Nela, você vê o número e o destino da linha.
  3. Selecione a linha.
  4. Veja quanto tempo falta para o seu ônibus chegar, além de outras informações que podem te ajudar a decidir entrar ou não nesse veículo.
  5. Se optar por não entrar, clique em “Quero ver o próximo” para ver as informações do próximo ônibus da mesma linha a passar nesse ponto.

O CittaMobi tem um roteirizador que permite definir o trajeto otimizado para ir de um lugar a outro. A funcionalidade inclui diferentes meios de locomoção como ônibus, metrô e trem, indicando inclusive se há necessidade de realizar parte do trajeto a pé. Veja como usar:

  1. Na parte superior da tela do mapa você encontra o campo “Vai pra onde?”.
  2. Coloque seu endereço de destino. O endereço de início vem automaticamente com a sua localização atual, mas isso pode ser alterado se você quiser.
  3. O CittaMobi traz algumas alternativas de rotas. Suas rotas podem ser personalizadas com a aplicação de filtros de acordo com a sua preferência.
  4. O CittaMobi acompanha você durante todo o trajeto.

 

Fonte: Prefeitura de Campo Limpo Paulista