Cultura divulga novas oficinas on-line gratuitas de programa estadual

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas da segunda quinzena de outubro para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”.

As oficinas são abertas ao público em geral e serão realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom. A única exigência é que os participantes tenham no mínimo 16 anos.

O programa de Formação para o Interior é uma iniciativa da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa e é gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

As inscrições devem ser feitas pela internet, sendo que para cada oficina há um link específico.

Programação:

  • Oficina Entre dobras e cortes – Possibilidades para as narrativas visuais – Módulo 2 (25 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A superfície do papel me permite a construção de narrativas visuais. Com dobras e cortes, posso potencializar as relações com o espaço-tempo da leitura das imagens. Quais histórias poderão ser contadas neste formato? E naquele? Como escolher o melhor formato para minha história? Nesta oficina, exploraremos possibilidades ao construirmos narrativas visuais que cabem na palma das mãos.

Coordenação: Fabíola Notari
Datas e horários: 13, 15, 20, 22 de outubro – 10h às 12h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Educadores, artistas visuais, designers, produtores culturais, etc.
Recursos técnicos, materiais e equipamentos necessários: Material de desenho: lápis preto e borracha. Material para dobra e corte: tesoura, estilete, régua metálica, base para corte. Material para colagem: revistas, jornais e materiais impressos, cola bastão/ Material para monotipia: tinta guache, pincel e rolinho de espuma.

  • Oficina: Distopia Ambiental: a ficção científica na contemporaneidade (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A atividade se propõe a investigar como narrativas contemporâneas de ficção científica representam o futuro da humanidade no âmbito da crise climática – e quais soluções são (ou não) propostas por tais narrativas para os diferentes abismos (sociais, econômicos, políticos, etc.) amplificados por uma condição distópica global.

Coordenação: Rafael Ghiraldelli da Silva
Data e horário: 13 de outubro, das 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: jovens e adultos a partir de 18 anos, interessados na temática da oficina.

  • Workshop: um corpo que dança (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Prática de dança contemporânea com foco na consciência corporal e na coordenação motora proposta por Suzanne Piret e Marie Madeleine Beziers em seu livro “A coordenação motora – Aspectos mecânicos da organização psicomotora do homem”. Tem como princípio desenvolver a consciência de si e a percepção do corpo no espaço, promover o conhecimento do sistema ósseo e articular por meio da coordenação motora, desenvolver habilidades e a autonomia do ser criativo que dança.  A oficina terá acompanhamento ao vivo com a musicista Renata Espoz.

Coordenação: Anderson Gouvea
Data e horário: 14 de outubro – 18h às 21h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-Alvo: interessados a partir de 16 anos

  • Oficina: como medir os resultados de um Projeto Cultural – valor cultural, suas dimensões e impactos (50 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Este curso tem como proposta a discussão sobre valor cultural. Procuraremos apresentar e esclarecer o que é o valor cultural e como ele é estabelecido. Para isso apresentaremos suas diferentes definições, com o objetivo de compreender suas dimensões (sociais, societais, transcendentais e pessoais) e esferas de atribuição (redes culturais, governo, mercado e sociedade). Após apresentar o conceito de valor cultural procuraremos compreender como ele pode ser incorporado a projetos culturais, tornando-se um guia na construção de suas narrativas, objetivos e propósitos. Para finalizar, serão apresentadas algumas possibilidades para mensurar os impactos dos projetos culturais, tendo em vista seus valores culturais. #gestaocultural

Coordenação: Karina Poli
Datas e horários: Turma A – 18, 20 e 22/10 – 10h às 12h/ Turma B – 21, 26 e 28/10- 14h às 16h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais.

  • Oficina: Galileu Galilei entre Ciência, Arte e Literatura (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Homem de habilidades múltiplas, Galileu Galilei (1564-1642) representa uma das figuras mais interessantes do panorama cultural italiano entre os séculos XVI e XVII. Galilei foi matemático, físico, astrônomo, filósofo e letrado; considerado o pai da ciência moderna, cumpriu uma verdadeira revolução científica e cultural, deixando importantes contribuições, seja para o mundo das ciências, seja para a cultura italiana, que reverberam até hoje. Nesta oficina falaremos dos acontecimentos mais importantes de sua vida, abordando seus escritos e pensando nas relações que entretinha com filósofos, cientistas, artistas e letrados da época.

Coordenação: Valentina Cantori
Datas e horários: 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-Alvo: interessados em geral

  • Oficina: Dançando para a tela – como gravar e divulgar sua dança (50 Vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Oficina introdutória à linguagem de videodança com 4 encontros de 2h cada, que instrumentaliza dançarinos profissionais, amadores e amantes da dança para criar, editar e divulgar uma coreografia autoral especificamente realizada para a câmera de celular.

Coordenação: Cynthia Domenico, Guilherme Chiappetta e Sarah Ferreira
Datas e horários: 19, 21, 26 e 28 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: até 05 de outubro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Artista da dança e artes cênicas com ou sem experiência. Interessados em dança e vídeo no geral, a partir de 16 anos.

  • Palestra Performance: Performance, Autoperformance e a Realidade (60 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Esta palestra será uma exposição reflexiva a partir de uma bibliografia e de uma análise de trechos de obras teatrais que identifiquem a questão do performativo e do real em cena. Voltada a iniciantes na pesquisa sobre a linguagem da performance, será apresentado um percurso que vai da teoria da performance até a elaboração do pensamento da autoperformance no teatro documental. Paralelamente, serão citadas diversas artistas transgêneras e suas obras, dando protagonismo a pesquisa de artistas que são extremamente silenciadas em discussões pedagógicas nas artes cênicas. A partir de um ponto do percurso histórico e nacional do amplo universo da performance, Manfrin elabora, em conjunto com o público, uma crítica do real nas artes.

Coordenação: Manfrin da Coletiva Profanas
Data: 21 de outubro – das 18h às 21h
Inscrições: até 18 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público: Artistas em geral; atores; atrizes; performers; estudantes de artes cênicas, dança, teatro, antropologia, sociologia, filosofia, artes e humanas em geral; pessoas transgêneras, público LGTBQ+.

  • Introdução à Poesia Contemporânea (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A proposta desta oficina é permitir uma vivência com a palavra, com a poesia que está no dia a dia e que habita em nós. Serão apresentados poemas autorais, características do cenário poético atual e sugestões de exercícios de escrita com foco no autoconhecimento.

Coordenação: Caroline Maciel Pereira
Data: 22 de outubro – 14h às 16h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiro inscritos
Público: Interessados em poesia e literatura. Não é necessário ser escritor para participar.
Materiais necessários: papel e caneta.

  • Oficina: Eu me conto mas não me basto (20 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Os participantes serão convidados a experimentar a arte de narrar histórias, em especial histórias autobiográficas. Para isso, traremos uma série de provocações que possam ajudar cada pessoa da turma a encontrar sua forma de contar histórias: como usar o olhar, a voz e o corpo para fortalecer a história que queremos contar? Como ser generosa(o) com quem nos escuta e com minha história? Qual a importância de se narrar histórias autobiográficas? Por que compartilhar minhas narrativas com outras pessoas? Como fazer do ato de contar histórias autobiográficas um ato de partilha e escuta, um ato que vá na contramão do espaço do puro ego e exibicionismo, espaço tão comum nos nossos dias e fortemente enaltecido pelas redes sociais? Nesse sentido, a oficina também visa pesquisar o ato de ouvir: como eu me coloco para escutar a história da outra pessoa, verdadeiramente escutar, afastando de mim os julgamentos precoces, afastando a escuta ansiosa (que enquanto escuta já pensa na resposta).

Coordenação: Valéria Rocha
Datas e horários: 25, 27 e 28 de outubro – 14h às 16h
Inscrições: até 14 de outubro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-Alvo: interessados em geral, maiores de 16 anos, que desejem aprender formas de narrar e construir uma história, em especial histórias autobiográficas.

  • Palestra: O Lugar do branco nas relações raciais brasileiras (50 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Nesta palestra serão abordados os conceitos de: branquitude, raça, racismo, a reação dos brancos diante das demandas de equidade racial, pactos narcísicos da branquitude e sua manifestação nas instituições/ empresas/ escolha de ocupação em postos de trabalho, assim como as relações interpessoais e os conflitos raciais.

Coordenação: Lia Vainer Schucman
Datas e horários: Turma A: 26 de outubro, às 10h às 12h/ Turma B: 3 de novembro, às 18h às 20h
Inscrições: de 29 de setembro a 21 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público: Interessados a partir de 16 anos.

  • Foto Preta – Diálogos – Retrato para tornar visível (60 Vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Neste debate entre Tiago Alexandre e Wagner Celestino, é feito uma análise da importância dos retratos que Wagner Celestino, fotógrafo que vem fazendo retratos de personalidades do movimento negro desde a década de 70, e como esses registros relatam contribuições de suma importância para a construção do país. Fotopreta – Diálogos tem como proposta apresentar e dialogar acerca da produção fotográfica-visual e seus aspectos, através dos olhares de artistas e curadores negros, tendo como ponto de partida o papel da imagem nas construções sociais e dos imaginários em relação à população e cultura afro-brasileira. As imagens têm o poder de contar, criar e provocar narrativas, sendo assim, tem um importante papel na construção de poder dentro da sociedade. Essas questões ligadas à presença e não presença de corpos negros e suas manifestações na fotografia, permeiam os diferentes eixos de diálogos propostos nesta atividade.

Coletivo Afrotometria – Convidado: Wagner Celestino/ Mediação: Tiago Alexandre Santana
Data e horário: 28 de outubro – das 18h às 20h
Inscrições: de 29 de setembro a 21 de outubro
Seleção: Primeiros inscritos
Público-Alvo: A partir de 16 anos

  • Márioswald: Entre bocadas Antropofágicas e comidas que mordem – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Da Semana de 22 fomentada ao redor das mesas dos salões, ao movimento antropofágico e a busca por uma cozinha brasileira, a atividade perpassa pelas diferentes reflexões que os autores teceram sobre a culinária. Esta atividade integra o ciclo de lançamento virtual do livro “A arte de devorar o mundo: aventuras gastronômicas de Oswald de Andrade”, de Rudá K. Andrade (resultado do edital ProAC Nº 23/2019), que também terá mais dois encontros: no dia 30/9 às 19h, com a participação de Marcia Camargos (Oficina Cultural Oswald de Andrade, pelo Youtube das Oficinas Culturais do Estado) e 28/10, às 17h, com a participação da jornalista Flávia Couto (Oficina Cultural Alfredo Volpi, pelo instagram @oficinasculturais).

Webinar com Rudá K. Andrade e Vivian Aguiar/ Mediação: Thiago Saraiva
Data e horário: 15 de outubro, às 18h
Inscrições: até 13 de outubro.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Arquivo PMJ