Quanto líquido uma pessoa deve beber por dia? Vale somente água?

 

Sabe-se que o corpo humano é composto majoritariamente por água, e que a ingestão desse nutriente é essencial para a manutenção da vida.

De acordo com o médico Dr. Alberto Cormillot, especialista em obesidade, a pergunta que mais escuta no consultório é: “Quanto líquido devo beber por dia?”. Segundo ele, a dúvida é muito frequente, especialmente durante a primavera e verão.

Segundo o Dr. Cormillot, o erro mais frequente das pessoas é pensar em hidratação do corpo somente em dias quentes, mas esquecendo de beber líquidos durante os dias frios do inverno.

Embora nosso corpo seja aparentemente sólido, cerca de 70% dele é composto de água, nas fases mais jovens da vida, e 50% durante a velhice. E apesar de estar comprovado que o corpo aguenta muitas horas (e até dias) sem comer porque tem depósitos de gorduras que armazenam calorias, nós não possuímos reversas de água, o que faz com que a hidratação seja uma questão de vida ou morte.

A água está presente no sangue, nas articulações, no sistema digestivo, na pele, nos músculos, e é claro que é usada para a circulação sanguínea (caso contrário, o sangue seria tão “grosso” que não poderia circular). Possui ainda grande importância para lubrificar as articulações e para a digestão. Quase não há processo no corpo humano que não use a água como veículo.

É ainda importantíssima para transportar nutrientes para as diversas partes do corpo, regular a temperatura corporal, manter a pele umectada sem rachar, melhorar a respiração e participar de reações químicas fundamentais para nosso metabolismo.

Mas quais são os líquidos que podem ser ingeridos? De acordo com o Dr. Cormillot, água, água mineral, refrigerante, águas aromatizadas e gaseificadas sem açúcar, café, mate, chás, são os tipos de bebidas que podem ser consumidas e que entram na conta total da quantidade necessária diária. A gelatina também é uma ótima fonte de hidratação.

E em que quantidade? Cerca de 10 a 12 copos no inverno e um pouco mais no verão. Na verdade, não existe uma medida que estabeleça quanto consumir, mas tradicionalmente 1,5 litro ou 2 litros são indicados no inverno e entre 2,5 litros e 3 litros no verão.

Com o início da primavera, muitas pessoas começam a praticar atividades esportivas. Vale lembrar que é muito importante estar bem hidratado antes do início das atividades e durante as atividades.

Durante atividades físicas intensas, você deve se pesar antes e depois dos exercícios. Caso tenha perdido 2 kg, você deverá tomar 50% do que perdeu nas próximas horas, ou seja, 3 litros de líquidos nas próximas horas.