Artista visual Sonia Guggisberg transforma espaço do Sesc Jundiaí em um enorme aquário de sombras a partir de 21/9

Trabalho inédito composto por painel nos vidros da fachada e videoinstalação propõem reflexão sobre o período de clausura e introspecção trazido pela pandemia

“A arte é uma potente forma de expressão, cuja capacidade atinge os seres humanos e o espaço em que habitam. A arte se reinventa e se multiplica constantemente, potencializando sentidos quando associada a propósitos e ações carregadas de significados. Seria impossível não falar de clausura em tempos de pandemia, já que o único cotidiano possível – de reclusão e atrás das telas dos computadores em rede – talvez tenha nos convertido em sombras da vida real”, assim a artista visual e pesquisadora Sonia Guggisberg conceitua o mote do seu novo trabalho, que entra em cartaz esta semana, no Sesc Jundiaí.

A partir desta terça-feira, 21, às 10h, o público poderá ver de perto o enorme painel Passageirxs e a videoinstalação RE_educação, obras que compõem o trabalho inédito da artista suíço-brasileira. Com agendamentos de hora em hora e capacidade de até 20 vagas por período, para visitar basta acessar pelo celular o aplicativo Credencial Sesc SP ou via web pelo endereço https://www.sescsp.org.br/programacao/225129_INSTALACOES+SONIA+GUGGISBERG+PASSAGEIRXS+E+REEDUCACAO As sessões acontecerão de terça a sexta, das 10h às 18h e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.

  Sobre Passageirxs

 A instalação site specific Passageirxs, projetada para a fachada do Sesc Jundiaí, ocupa toda a frente do prédio e, para quem olha de dentro, ocupa toda a área de convivência. Medindo 74 metros de comprimento por 4,90 metros de altura, ela apresenta um enorme mosaico de imagens e transforma o espaço em um grande aquário de sombras.

Entre sombras e águas, Passageirxs mostra o cotidiano de pessoas reclusas realizando tarefas diárias como se fossem passageiros de suas próprias vidas.  A água, que por vezes é associada ao local de relaxamento, surge como um elemento hostil à vida, estabelecendo assim um paradoxo.

A artista concebeu as fachadas de vidro como se fossem filmes decompostos, guiada por seu interesse em analisar os elementos que compõem os filmes e as camadas de imagens em movimento e de luz, de transparências e sombras.

“Refugiados de nossas próprias vidas, como as sombras – que não têm identidade e estão esvaziadas de sua história e sua cultura – ficamos todos fechados, à espera de um futuro mais que incerto, porém os recortes e transparências das imagens no painel permitem olharmos para a natureza do Jardim Botânico em frente à obra e encararmos as sombras humanas como metáfora de vida”, propõe a artista.

 Sobre RE_educação

 RE-educação é uma videoinstalação que conta com dupla projeção em loop emitindo reflexões, imagens e palavras que pulsam junto com uma construção sonora e um backlight de imagens. A obra, que pode ser conferida dentro do espaço expositivo, enfatiza a necessidade de se pensar novas estratégias de vida, de abandonar o modo aprendido e de se reeducar, de construir um novo olhar sobre o cotidiano e de desenvolver novas formas de entendimento.

“São tempos difíceis, porém propícios para a reflexão“, avalia a pesquisadora que, durante os últimos seis anos, esteve em diferentes campos de refúgio na Grécia e, mais recentemente, num período que abarca os tempos de pandemia.

Painel Passageirxs

RE_educação faz uma analogia a esses campos de refúgio, locais de contenção humana que podem se tornar campos de reeducação, uma vez que obrigam as pessoas, ali fechadas, a se adaptarem a uma nova forma de viver, de ser e de pensar. Como nos campos de contenção, os tempos de pandemia impuseram um cenário de clausura e introspecção marcado por uma longa espera ainda sem resposta sobre o futuro, cenário diante do qual é preciso reaprender estilos de vida, repensar relações e renunciar à ideia de controle.

Uma certa vertigem é impressa em RE_educação quando imagens, palavras e reflexões são sobrepostas a trens em alta velocidade, ruídos humanos e, ao fundo, um som de ambulância. Trata-se de viver a emergência dentro de casa, a reflexão sobre a incerteza instalada, a clausura com tempo indefinido que pulsa sob o som das sirenes.

Sobre a artista

Sonia Guggisberg é Pós-doutora em Artes Visuais pela ECA-USP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como artista, diretora, videomaker e pesquisadora participando de mostras coletivas e individuais, mostras de cinema, palestras e workshops no Brasil e em outros países, desde a década de 90.

Com foco em questões sobre documentário artístico, seus trabalhos transitam por múltiplas linguagens como fotografia, site specific, instalação em vídeo e som. Já realizou mais de 20 exposições individuais, tendo seus trabalhos exibidos no Brasil, nos EUA (Nova York), no México, na Colômbia, no Chile, na Espanha, na França, na Dinamarca, no Canadá, em Portugal e em diversas cidades da Alemanha.  Possui obras no acervo do Museu Lasar Segall, do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo, Sesc, da Pinacoteca, do Museu da Cidade de São Paulo e do Instituto Figueiredo Ferraz, entre outros.

Serviço

Instalação

De Sonia Guggisberg

Obras Passageirxs (na extensão dos vidros da fachada) e

RE_educação (no espaço expositivo, 1º andar)

Visitação de 21/09/2021 a 20/03/2022, no Sesc Jundiaí
Agendamento pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site inscricoes.sescsp.org.br,
após acessar: selecione a unidade do Sesc Jundiaí e a atividade, para confirmar a inscrição.
Horários para visitação
Terças a sextas: 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h e 17h
Sábados, domingos e feriados: 10h, 11h, 12h e 13h.
20 vagas por horário
Classificação livre
Grátis

 

Comunicação | Sesc Jundiaí 

Foto: Fábio Corrêa