Projeto Piloto de Floresta Urbana é desenvolvido em Jundiaí

 

Com o objetivo comentar em Jundiaí, por meio de modelo estabelecido, a implantação de áreas verdes de múltiplos usos em diversos espaços, sejam públicos ou privados, e ampliar a conscientização da população da importância da presença de áreas urbanas arborizadas e planejadas, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) desenvolve o projeto Piloto de Floresta Urbana.

“A preservação de áreas urbanas arborizadas e planejadas é de suma necessidade e promove a construção conjunta de diversas soluções socioambientais. Em Jundiaí, a implantação do Piloto de Floresta Urbana está na Avenida Liberdade, que dá acesso ao Paço Municipal, via de grande movimento e simbologia para a cidade”, conta o diretor de Meio Ambiente da UGPUMA, Wagner Paiva.

A Floresta Urbana representa um referencial urbanístico com importante caráter social, político, econômico e arquitetônico. “Além de desempenhar condições e propriedades de uma estrutura arquitetônica vegetal, possui importantes atributos históricos, artísticos e paisagísticos. Mas, quando se encontra inserida na malha urbanizada, enfrenta difíceis condições de sobrevivência, embora haja reconhecimento que a massa vegetal serve diariamente às pessoas que buscam um contato com a natureza, ao realizarem suas atividades urbanas.”, explica Paiva.

São duas categorias de Florestas Urbanas, a primeira pertencendo ao setor privado e a outra ao setor público. Ambas são interligadas e agregadas aos elementos físicos. São sujeitas a função do espaço, população biológica, valores socioeconômicos e condições geoambientais.