Cultura divulga mais oficinas on-line gratuitas de programa estadual

Em apoio à iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a Unidade de Gestão da Cultura (UGC) divulga as vagas de outubro para o programa de “Oficinas Culturais – Formação para o Interior”, iniciativa da secretaria estadual e gerenciado pela Poiesis Organização Social de Cultura.

As oficinas são abertas ao público em geral e realizadas com aulas ao vivo, pela plataforma Zoom. A única exigência é que os participantes tenham no mínimo 16 anos. As inscrições devem ser feitas pela internet, sendo que para cada oficina há um link específico.

Para outubro são oferecidas pela Secretaria de Cultura, as seguintes oficinas:

  • Palestra: o Samba e os sons da resistência Ancestral Negra (20 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A atividade aborda a história do samba como forma de resistência, propondo a reflexão, a partir da audição dos discos, da literatura e das imagens, do Brasil sobre a perspectiva desse povo que construiu e constrói a história brasileira.

Coordenação: Tiganá Macedo
Data e horário: 01 de outubro, das 14h às 17h
Inscrições: até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiros inscritos
Público-alvo: Interessados e interessadas em geral, acima dos 16 anos, que busquem através das histórias de nossa ancestralidade conhecer um pouco mais desse universo, dessa base que é o nosso samba;

  • Oficina: Produção executiva de eventos artísticos (30 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A produção cultural de eventos artísticos vive um momento interessante, mesmo numa situação de pandemia. Por um lado se observa o desgaste dos mecanismos tradicionais de financiamento, por outro, experimenta o grande boom da indústria do entretenimento, o fenômeno das redes e mídias digitais, além do surgimento de uma nova classe produtora e consumidora de cultura. A atividade apresenta um breve panorama da área de cultura e entretenimento, dados e indicadores do cenário cultural brasileiro, além de situar os participantes nas principais atividades inerentes à produção executiva de shows e eventos artísticos: planejamento, logística, aspectos legais, gestão financeira e pós-produção. Também apresenta as possíveis áreas de atuação no setor de produção, abordando os principais componentes e ferramentas para trabalhar na área de shows e eventos artísticos e de produção cultural.

Coordenação: Profª. Drª. Isaira Maria Garcia de Oliveira
Datas e horários: Turma A – 1, 4, 6 e 8 de outubro, das 14h às 16h/ Turma B – 19, 22, 25 e 26 de outubro, das 18h às 20h
Inscrições: 8 a 23 de setembro
Seleção: análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Estudantes das áreas do entretenimento e produção cultural e pessoas interessadas em conhecer a área, a partir de 16 anos;

  • Técnicas narrativas – Do que são feitos os sonhos (20 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Os encontros buscam o compartilhamento de histórias, olhares e sentimentos. Pensando por meio de narrativas conhecidas como falhas ou fracassadas, os participantes são convidados a trocar experiências e, por meio delas, criarem narrativas que permitam o envolvimento do público com a trama. Durante o processo serão apresentadas técnicas de vocalização, corpo e escrita criativa.

Coordenação: Markito Alonso
Datas e horários: Turma A –  4, 5 e 6 de outubro, das 14h às 16h/ Turma B – 25, 26 e 27 de outubro, das 10h às 12h
Inscrições: até 23 de setembro
Seleção: Análise de ficha de inscrição
Público-alvo: A partir de 16 anos;

  • Oficina: Quilombolismo – Arte e Cultura como ato político  (20 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A oficina tem a intenção de observar o processo cultural e artístico brasileiro como ato político. Partiremos da leitura de alguns trechos do capítulo três do livro ‘’O QUILOMBISMO’’ de Abdias Nascimento, destacando seus aspectos políticos e culturais. A proposta é compreender, de forma coletiva, a arte como ferramenta política.

Coordenação: Luan Paganarde
Datas e horários: Turma A  – 4, 6 e 8 de outubro – 14h às 16h/ Turma B – 18, 20 e 22 de outubro – 14h às 16h
Inscrições: até 23 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Gestores Culturais, funcionários de instituições culturais, artistas, produtores, pequenos empresários e público interessado em gestão cultural e políticas culturais;

  • Clube de Leitura: a Literatura estranha escrita por mulheres nas Américas (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    O que nos gera medo muda de tempos em tempos? O que nos assusta muda dependendo da região, do imaginário, da classe social? Esse clube de leitura estimulará a discussão e o levantamento de impressões sobre a leitura de sete contos contemporâneos de países e autoras latino-americanas, que trazem vieses diferentes do que pode ser considerado “terror”, “estranho”, “fantástico” e “insólito”, na literatura e no nosso mundo.

Coordenação: Ellen Maria Vasconcellos
Datas e horários – 4, 6, 13, 18, 20, 25 e 27 de outubro, das 18h às 20h
Inscrições: até 23 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: A partir de 16 anos;

  • O que é preservação cultural? – Introdução (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A oficina visa apresentar os tópicos de Preservação de modo introdutório para o público em geral, utilizando exemplos práticos e referências arquitetônicas.

Coordenação: Veronica Machado e Raquel da Costa Nery
Data e horário: 4 de outubro, 18h às 20h
Inscrições: 8 de setembro até o preenchimento das vagas
Seleção: Primeiros inscritos;

  • Oficina: Palavra por palavra – Dicas de Escrita Criativa (30 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Os participantes desta oficina serão introduzidos à arte da escrita criativa, por meio de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários.

Coordenação: Renata Cirilo
Datas: 5 e 7 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: até 23 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos;

  • Oficina: Fotografia Terapêutica – Narrativas Subjetivas (20 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Compartilhe suas histórias através dos diversos processos criativos e reflexivos da fotografia e construa narrativas singulares compostas e ampliadas por outros olhares. Imagens da memória, elaboradas no presente e projetadas no futuro… ressignificando as trajetórias de vida a partir dos diversos sentidos que atravessam o tempo, os espaços e movimentam os sentimentos para diferentes direções.

Coordenação: Manuela Pucci e Paulo Pucci
Datas e horários: Turma A – 5, 7, 14 e 19 de outubro – 10h às 12h/ Turma B – 18, 20, 25 e 27 de outubro – 14h às 16h
Inscrições: até 23 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: interessados a partir de 16 anos;

  • Oficina: Formação de Conselheiros Municipais de Cultura (30 vagas por turma) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    A oficina apresentará os instrumentos legais de atuação e de organização dos Conselhos Municipais voltados ao setor cultural e, em paralelo, proporá uma visão analítica do planejamento governamental e do orçamento público. Oferece ainda espaço para a discussão de possibilidades de inovação e troca de experiência entre os participantes.

Coordenação: Grace Carreira e Camila Marujo
Datas e horários: Turma A – 5, 7 e 14 de outubro – 14h às 16h/ Turma B – 18, 20 e 25 de outubro – 18h às 20h
Inscrições: até 23 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-alvo: Conselheiros Municipais de Cultura – representantes da sociedade civil e servidores municipais;

  • Oficina: Dramaturgia em Movimento (25 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Não só de palavras é tecida a dramaturgia. Gestos, ações, objetos, movimentos e sensações geram textos construídos individualmente e coletivamente em sala de ensaio. Diante dessa realidade, como o ator e a atriz criam, pensam, constroem cenas? A oficina visa compartilhar o processo de criação pelo ponto de vista da atriz e do ator que tecem sua escrita na cena, dividindo procedimentos de criação, revelando rascunhos, discutindo conceitos e reconstruindo experiências vivenciadas em sua trajetória artística. A oficina é um convite a uma pesquisa de criação dramatúrgica e culminará com um exercício de construção de uma dramaturgia coletiva.

Coordenação: Daniela Schitini
Datas e horários: Turma A – 5, 7, 14 e 19 de outubro, das 18h às 20h/ Turma B – 13, 15, 20 e 22 de outubro, das 14h às 16h
Inscrições: até 23 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-Alvo: Jovens e adultos, estudantes, professores e interessados em teatro e arte, dramaturgas, dramaturgos, atrizes e atores profissionais e amadores, a partir de 16 anos.

  • Curso: Introdução à História da Ópera (40 vagas) – FAÇA SUA INSCRIÇÃO
    Em três encontros, o professor Sergio Casoy apresentará um panorama da Ópera, desde as origens, passando pelos períodos Barroco, Clássico e Romântico, até a passagem para o século 20. Serão apresentados e comentados trechos de montagens de obras de mestres como Monteverdi, Rameau, Haydn, Mozart, Strauss, Rossini, Verdi e Wagner.

Coordenação: Sergio Casoy
Datas e horários: 8, 15 e 22 de outubro, às 17h às 20h
Inscrições: 8 a 23 de setembro
Seleção: Análise da ficha de inscrição
Público-Alvo: interessados em geral.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Jundiaí
Foto: Freepik