Visitantes conhecem o interior da Casa Rosa na rua Barão de Jundiaí

 

Em continuidade à programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultura 2021 e ao 9º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial foi realizada, na manhã deste sábado (28), três visitas técnicas à Casa Rosa, tradicional imóvel construído no final do século XIX, que faz parte da história de Jundiaí, localizado na rua Barão de Jundiaí, próximo ao Teatro Polytheama.

O imóvel protegido faz parte do Inventário de Proteção do Patrimônio Artístico e Cultura (IPPAC) do Município, além de estar inserido no Polígono de Proteção do Centro Histórico e sempre despertou a curiosidade da psicóloga Lurdes Munhoz que aproveitou a oportunidade para conhecer a Casa Rosa. “Eu estudei no Gandra e a casa fez parte do meu trajeto realizado por muitos anos. Sempre tive a curiosidade de conhecer internamente”, contou Lurdes que, ao entrar no interior do imóvel afirmou “me trouxe uma sensação de nostalgia, fico imaginando como era a vida das pessoas que viveram aqui”, afirmou a psicóloga.

Mulher com capacete de obra, está em uma estrutura antiga, ela observa o local
Lurdes sempre teve a curiosidade de conhecer o espaço

A visita técnica foi conduzida pelos atuais proprietários da Casa Rosa, Daniela e Augusto Chechinato, que assumiram o imóvel há quase um ano, com o objetivo de restaurar a tradicional casa. “Esse é um grande patrimônio que estava em perigo. Queremos restaurar a construção, depois transformá-la em um espaço para alimentação e cultura e poder proporcionar experiências noturnas no Centro de Jundiaí”, contou Augusto.

Em obras, a Casa Rosa já recebeu as primeiras intervenções emergenciais, que visaram à estabilização do imóvel, que ficou fechado por muitos anos. O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura, Elizeu Marcos Franco, falou sobre a importância da visita técnica. “Quando as pessoas conhecem, elas preservam. Ao abrir as portas da Casa Rosa, os visitantes puderam conhecer mais sobre o local e agora também fazem parte dessa história”, comentou.

Homem com capacete de obra, aponta luz do celular para uma parede onde a tinta está descascada e deixa aparente pintura original, que se encontrava embaixo da tinta.
Gustavo mostra pintura original da Casa Rosa encontrada em uma das paredes do imóvel

Os visitantes de cada um dos grupos foram recebidos com um adesivo comemorativo à Casa Rosa. Além de conhecerem o interior do imóvel, os participantes puderam aprender um pouco  mais sobre o trabalho que está sendo realizado pela equipe de arquitetos e restauradores. No lado externo, há uma estrutura onde estão expostos, com identificação, diversos exemplares de azulejos, pedaços de batentes, portas, entre outros, que são referências de materiais dos cômodos do imóvel.