Prefeitura de Várzea Paulista conta com o trabalho de 200 servidores na Campanha de Vacinação contra a Covid-19

A campanha de vacinação contra a Covid-19 é uma das mais amplas já realizadas no município. Com toda a expertise da equipe do SUS de Várzea Paulista, os servidores públicos tem dado um verdadeiro exemplo de amor ao trabalho desde janeiro deste ano, trabalhando praticamente sem interrupção, de segunda a sábado.

As ações realizadas aos sábados, no Espaço Cidadania, reúnem aproximadamente 100 profissionais para imunizar em média 2 mil pessoas. Se somados aos trabalhos realizados nas UBSs e as equipes de apoio, como GCM, Trânsito e Comunicação, chegam a mais de 200 profissionais envolvidos na campanha. E todo este esforço tem dado ótimos resultados, já que a cidade conta com mais de 100 mil doses aplicadas.

A campanha de vacinação requer uma série de cuidados, para garantir a eficácia dos imunizantes, como a aplicação rápida das doses e a manutenção dos serviços de atenção básica, prestados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Agendamento

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Várzea Paulista segue um cronograma baseado no calendário do Governo Estadual e é realizada através de agendamento. Tal sistema, desde o início da imunização evitou filas e aglomerações, sendo elogiado pela população. Atualmente, a Prefeitura oferece o agendamento em quatro canais: Portal do Cidadão, app Cidadão Online, por telefone e presencialmente no Ginásio Ayrton Senna.

Faltosos segunda dose

Quem deixou passar a data da segunda dose ou não teve como comparecer na data, agora tem acesso à programação de aplicação e informação sobre o laboratório. Além disso, não é mais preciso fazer novo agendamento. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Adriana Camargo, o paciente deve tomar a segunda dose da vacina do mesmo laboratório fabricante da primeira e apresentar o cartão comprobatório da aplicação. É fundamental tomar as duas doses.
Veja mais: https://tinyurl.com/2bhdbac7.

* Como são feitos o armazenamento e distribuição?*
De acordo com Adriana, as doses ficam centralizadas em apenas dois lugares. Existe toda uma logística de transporte que requer caixas térmicas, com temperatura adequada, para poder transportar e manter essas vacinas sob um controle de qualidade até o momento da imunização. Depois de abertas, precisam ser aplicadas em um tempo específico. “Não podemos ter isso espalhado em todas as unidades por haver um tempo para as doses serem utilizadas”, explica a diretora.

As vacinas todas são armazenadas de 2 a 8 graus Celsius e as doses da Pfizer devem estar em temperaturas de 20 a 22 graus Celsius para poderem ser aplicadas.

Cadastro
Ao chegar no local da vacinação, os documentos pessoais, de endereço e o cartão do SUS são solicitados aos cidadãos, e é realizado um cadastro do paciente. Essa é uma das etapas mais demoradas da campanha, mas esse tempo pode ser reduzido em até 90%, se as pessoas realizarem seu pré-cadastro no site do Governo Estadual Vacina Já (https://vacinaja.sp.gov.br/).

Outros cuidados na aplicação
Quem já tomou a vacina, deve ter reparado que várias pessoas estão envolvidas na ação, já que um profissional prepara a dose, que é aplicada por outra pessoa. Muitas vezes, o tempo para preparar a dose pode ser um pouco maior, por serem necessários alguns procedimentos específicos, como a retirada de todo o líquido do frasco, em alguns casos. Geralmente, as doses da Pfizer são as mais complexas. É uma campanha de imunização que demanda mais servidores e um tempo maior do que as vacinações contra outras doenças.

Por que as vacinas não são aplicadas em todas as UBSs?
As Unidades Básicas de Saúde precisam prestar outros atendimentos, como pediatria, exames e imunização de rotina contra outras doenças. Se houvesse aplicação das vacinas contra o novo coronavírus em todas elas, esses outros serviços ficariam prejudicados.

Assessoria de Imprensa Prefeitura de Várzea Paulista