Doria diz que uso de máscara segue obrigatório até o fim do ano em SP

As restrições de horários e capacidade de estabelecimentos comerciais chegaram ao fim no estado de São Paulo nesta terça-feira (17), após quase um ano e cinco meses desde que a quarentena para combater o coronavírus foi decretada. O uso de máscaras, no entanto, permanece obrigatório em todo o estado até, pelo menos, o final deste ano.

A partir desta terça, comércios e serviços de todos os setores econômicos não terão mais limite de horário e nem de capacidade de ocupação de público. Há apenas a recomendação para que aglomerações sejam evitadas. Também serão liberados eventos sociais, culturais e feiras corporativas com controle de público. Continuam proibidos, por ora, apenas shows com público em pé, pistas de dança e torcida em estádios de futebol. Estes eventos devem ser autorizados em 1º de novembro.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), admitiu nesta terça que novas flexibilizações ainda podem ser anunciadas até o final do ano. No entanto, ele reforçou que mesmo nas próximas etapas, o uso de máscara continuará sendo obrigatório.

Especialistas criticam o fim das restrições e dizem que a flexibilização foi iniciada antes que a maioria da população estivesse imunizada com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

Além disso, eles afirmam que os indicadores da pandemia mostram que a propagação da doença ainda está fora de controle e há preocupação com o avanço da variante delta do coronavírus no país.

Fonte: G1