A Panda Huan Huan deu à luz aos seus primeiros filhotes

No final de Março, os dois pandas gigantes, Huan Huan e Yuan Zi, duas das principais atrações do Jardim Zoológico de Beauval, tentaram acasalar. Foi também realizada uma inseminação artificial como precaução, uma vez que a fêmea só é fértil durante 24 a 48 horas por ano.

Foi graças a esta técnica que Huan Huan deu à luz os seus primeiros gémeos, dos quais apenas um provou ser viável. Agora, com quatro anos de idade, o primeiro panda nascido em França pesa mais de cem quilos.

Esta madrugada, Huan Huan aumentou a família com o nascimento de duas crias gémeas. O parto contou com a ajuda de uma equipa especializada do Jardim Zoológico e veterinários que viajaram de propósito desde a China.

O veterinário Baptiste Mulot conta que os bebés são “duas meninas pequenas e muito animadas”. “Uma pesa 149 gramas, a outra quase 129, e estão em grande forma, muito cor-de-rosa e brilhantes”, revelou Baptiste Mulot.

A reprodução de pandas, tanto em cativeiro como na natureza, é muito rara. As fêmeas só estão com cio uma vez por ano, durante 24 a 48 horas. Na maioria das vezes, não estão interessadas na reprodução

Atualmente, cerca de 1800 pandas gigantes vivem na natureza na China e outros 500 estão em cativeiro. Os esforços internacionais para salvar esta espécie estão a dar resultados. No mês passado, a China removeu os pandas gigantes da lista de animais em vias de extinção.

Fonte e Imagens : Euronews