Jundiaí está entre as 15 cidades paulistas que mais vacinam contra Covid-19

 

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, Jundiaí figura como a 12º cidade paulista que mais vacina a população no ranking geral e a terceira entre os município com menos de 500 mil habitantes, de acordo com dados do site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. Nesta quinta-feira (08), a cidade registra 255.509 doses aplicadas entre primeira, segunda e dose única, desde o início da campanha de vacinação, no mês de janeiro.

“Com a chegada desta nova grade de doses, conseguimos avançar ainda mais com a aplicação. A vacina é a esperança da retomada da economia e a contenção da circulação do vírus que tem assolado o mundo há mais de 18 meses. Jundiaí tem a estrutura e a logística para a aplicação da vacinação em ampla escala”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A líder em doses aplicadas é a Capital, com 7.691.854. Jundiaí, entre as cidades com menos de 500 habitantes, está na terceira colocação no mesmo relatório de ‘Doses aplicadas por Município’, atrás de Santos (352.563) e São José do Rio Preto (330.203).

Jundiaí, segundo site Vacina Já, é a terceira cidade com menos de 500 mil habitantes em quantidade de doses aplicadas

“Apesar de número representativos e que impactam positivamente, o avanço poderia ser maior se as quantidades de doses dispensadas à cidade fossem maiores. Com 189.753 primeiras doses aplicadas, Jundiaí, de acordo com dados do site do Governo do Estado de São Paulo, vacinou 44,9% da população geral. Quanto mais pessoas vacinadas, menor é a possibilidade de o vírus permanecer em circulação”, salienta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

O gestor explica que Jundiaí aguarda mais doses do governo do Estado para o avanço às demais idades abaixo da faixa dos 40 anos. “A estratégia é atender o maior número de pessoas dos grupos para avançar com consistência sem deixar ninguém para trás”, salienta.