Mil mudas de árvores são plantadas simultaneamente no Vetor Oeste

Em ampla área ao longo da Avenida Odila Chaves Rodrigues, no Distrito FazGran, foi realizada, na manhã deste sábado (5), plantio de 1 mil mudas de árvores nativas, provenientes do viveiro da Prefeitura de Jundiaí, – Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam) -. O prefeito Luiz Fernando Machado e gestores do município participaram da ação organizada pelo Coletivo Vetor Oeste.

“Esta é uma área que a população elegeu como necessária para a arborização e que dela vai cuidar, visando à melhoria da qualidade de vida de quem mora nesta região e usufrui da avenida não somente para o trajeto com veículos como para caminhadas e lazer”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Acompanhando a ação, o gestor da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, ressaltou a importância da arborização. “A região do Vetor Oeste é a primeira a receber o Plano de Bairro, que é uma ferramenta do Plano Diretor da cidade. A escolha pela região para iniciar as tratativas foi pela participação e interesse da população em discutir melhorias. O plantio de árvores realizado hoje, conta com o apoio multiplataforma”, salientou.

Prefeito participou do plantio de árvores, neste sábado, no Vetor Oeste
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, a ampliação de áreas verdes garante qualidade de vida para a população e outros ganhos que nem sempre são identificados diretamente. “A preservação ambiental é garantia de produção de água para o futuro. Jundiaí conta com planejamento e ações direcionadas para a Agenda 2030, que tem entre os pilares as ações ambientais”, ressaltou.

O plantio foi feito de maneira simultânea, em etapas, com a participação da população em geral e de grupos de Escoteiros Dom Gabriel e Itupeva, que fizeram o hasteamento das bandeiras antes do início da atividade. De acordo com o vereador e integrante do Coletivo Vetor Oeste, Edicarlos Vieira, a iniciativa atende a uma reivindicação da população moradora na região, além de garantir melhor qualidade ambiental para o bairro.

Participaram da atividade moradores dos bairros que compõem o Vetor Oeste, além dos gestores das Unidades de Gestão (UGs) Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques, Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva, a diretora do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Francine Picardi e o vice-prefeito Gustavo Martinelli.