Cabreúva sofre surto de raiva com a morte de nove animais

Com nove mortes de animais com raiva, Cabreúva (SP) está sofrendo surto da doença após 20 anos sem registros de casos. O número preocupa as autoridades que determinaram medidas para conter o avanço da doença.

De acordo com a Prefeitura de Cabreúva, os animais que morreram eram bois e cavalos. As equipes da Defesa Agropecuária do Estado e da Secretaria de Agricultura de Cabreúva fizeram buscas para capturar o morcego-vampiro, que é considerado o principal transmissor da raiva.

Em uma propriedade do bairro Bananal foram encontrados cerca de 40 animais. O gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Guilherme Shin, explica que provavelmente os animais estão infectados.

Cerca de 10 deles foram capturados. Uma pasta é aplicada nos morcegos que depois são novamente soltos.

“Os morcegos tem uma forma de se identificar. Uma delas é através da lambedura. Um lambe o outro e, nesse processo, o morcego, para identificar vai ingerir a pasta e acaba morrendo”, explica Guilherme.

Além do controle dos morcegos, que transmitem a doença, a orientação é para que os proprietários vacinem bois e cavalos contra a raiva.

A Secretária de Agricultura de Cabreúva alerta que quem identificar um possível caso de raiva animal na propriedade deve procurar a prefeitura pelo número (11) 4528-1305.

Fonte: G1