‘Mantenha Fora do Alcance do Bebê’, de Silvia Gomes, vai ao ar na cena de Solilóquios desta quinta (22)

Nesta quinta (22), às 20h, o projeto Solilóquios, do Sesc Jundiaí, traz a participação da atriz e maquiadora Amanda Mantovani interpretando um trecho da premiada peça Mantenha Fora do Alcance do Bebê.

Sucesso de público e crítica, esse espetáculo abriu caminho para que a atriz Débora Falabella conquistasse o prêmio APCA de Melhor Atriz Coadjuvante no papel de uma mulher que pretende adotar um bebê e precisa passar por todo processo diante de uma assistente social. Durante a conversa, as coisas saem do controle e o marido é encaminhado para o local enquanto um lobo selvagem acompanha em silêncio tudo o que se desenrola com o passar do tempo.

O texto foi escrito pela dramaturga Silvia Gomes e explora o universo das mulheres e da maternidade – um território rodeado de perigos iminentes composto por homens/maridos em forma de lobo. Para conferir a apresentação, acesse as redes do Sesc Jundiaí (Instagram Facebook Twitter Youtube).

Sobre o espetáculo

 “A dramaturgia de Silvia Gomez ronda meu imaginário há tempos, principalmente pelas complexas humanidades femininas que constrói. No centro dessa peça estão os resultados de tragédias invisíveis. Uma anterior, uma que ronda a ação, outra em curso. Todas silenciosas, mas agentes vitais da realidade e tendo o útero como uma bomba-relógio”, comenta a atriz.

“A adaptação que apresento explora alguns limites do teatro no virtual: sua ambientação possível no contexto pandêmico e a sobreposição do impossível que, no palco, já vem sendo representado pelo próprio recurso tecnológico, em forma de projeções e inserções de vídeo. Para isso, escolho o contraste de recursos visuais entre as personagens. Onde há a possibilidade do teatro presencial, o recurso analógico, captando a ação ao vivo numa sequência de fotos que resultam numa cena em stop-motion. Onde há o esgarçamento do imaginário, o digital e suas amplitudes. Espaços de representação distintos como as personagens, ambas agindo como torres de controle do discurso da outra”, explica Mantovani.

Sobre a atriz 

Amanda Mantovani é atriz formada pelo Conservatório Carlos Gomes em Campinas, tradutora e maquiadora. Como atriz, integrou o Centro de Pesquisa Teatral, sob direção de Antunes Filho entre 2013 e 2016. Esteve em ‘Nossa Cidade’- Prêmio APCA – Melhor Espetáculo de 2013, Prêmio Shell – Melhor Direção de 2013. Em 2015, fundou o Coletivo de Heterônimos que, em 2016, estreou no FRINGE, em Curitiba, a peça ‘Limbo’, de Alexandre França. Como tradutora atua desde 2014 e já traduziu centenas de filmes, peças teatrais, exposições de arte e trabalhos acadêmicos para festivais pelo país como a Mostra Internacional de Cinema, MITsp, Bienal de Artes, Cine Ceará, Mirada, In-Edit e outros. Em 2019, traduziu o conteúdo audiovisual da exposição da fotógrafa americana Susan Meiselas: ‘Mediações’, no Instituto Moreira Sales.

Como maquiadora cria conceitos originais para audiovisual, teatro e ensaios fotográficos.

Sobre o projeto

Um recorte da dramaturgia brasileira produzida atualmente é o foco dessa 2ª edição de Solilóquios, projeto do Sesc Jundiaí lançado em outubro de 2020, que busca difundir a arte do teatro. Todas as quintas, às 20h, um espetáculo novo vai ao ar.

 Confira a agenda completa de Solilóquios – 2ª edição:

15/4 – Assombrações do Recife Velho, dramaturgia de Newton Moreno, com José Renato Forner

22/4 – Mantenha fora do alcance do bebê, dramaturgia de Sílvia Gomez, com Amanda Mantovani

29/4 – Seis da manhã, dramaturgia de Marcos César Duarte, com Ricky

6/5 – Sobre Alices, dramaturgia de Maria Shu, com Renata Silvestre

13/5 – Arrimo, dramaturgia de Rudinei Borges, com Rodrigo Moraes

20/5 – Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas, dramaturgia de Cidinha da Silva, com Flávia Thaína.

27/5 – A nau dos loucos, dramaturgia de Luís Alberto de Abreu, com André Farias

3/6 – Caim, dramaturgia de Dione Carlos, com Luan Silva

10/6 – Cena para Vivi, dramaturgia de Tábata Makowski, com Vivi Masolli

 Sesc na quarentena

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sesc Jundiaí