Operação contra furto de energia encontra irregularidades em residências na região de Jundiaí

Uma operação de combate a fraudes e furtos de energia em bairros de Jundiaí e Campo Limpo Paulista (SP) foi realizada pela empresa distribuidora de energia elétrica, a CPFL Piratininga, na segunda-feira (12).

Cinco equipes da Polícia Civil e duas da CPFL Piratininga encontraram irregularidades em nove residências nos bairros Portal do Sol e Pau Arcado.

Todos os locais registraram ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gato”, e os proprietários precisarão quitar seus débitos com juros e correções monetárias para que a energia seja restabelecida.

De acordo com a empresa, o objetivo da ação é coibir a prática de fraudes e furtos, que piora a qualidade do fornecimento de energia para os demais consumidores e coloca em risco a vida da população, além de encarecer as tarifas para todos os clientes da distribuidora.

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Também são cobrados dos fraudadores os valores das tarifas referentes a todo o período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa.

A CPFL ainda afirma que consumidores que fazem “gato”, além de praticarem crime, estão colocando as suas vidas e a da população em risco. Afinal, pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede podem causar acidentes graves, até mesmo fatais.

Denúncias podem ser realizadas de forma sigilosa pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

Fonte: G1