Projeto de teatro promove encenações e atividades em Jundiaí

Lançado em outubro de 2020, o projeto “Solilóquios” apresenta um panorama da dramaturgia brasileira no Sesc Jundiaí (SP) em abril. Serão realizados encontros nas noites de quinta-feira, às 20h, pelas plataformas digitais da unidade.

Em cenas de três minutos, artistas convidados darão vida a trechos de nove obras. Haverá também oficina e bate-papo sobre o universo da criação teatral.

No teatro, o recurso do solilóquio se dá quando o ator ou atriz fala sozinho consigo mesmo e discorre sobre ideias, pensamentos, emoções ou desejos. Partindo dessa premissa, o projeto se adequa ao momento da pandemia e lança o desafio aos artistas de produzirem cenas em vídeos curtos explorando o trecho de uma obra dramatúrgica contemporânea.

Foram convidados nove dramaturgos e dramaturgas para participar do projeto, com textos já encenados por grupos e artistas de teatro, mas dois deles apresentarão obras inéditas: ambos jundiaienses, Tábata Makowski e Marcos César Duarte, que escreveram cenas especialmente para o projeto.

Oficina e bate-papo

A oficina “Dramaturgia em Campo Expandido: paisagem, biografia e documentos” será ministrada pelo diretor, pesquisador e curador Francis Wilker e pela professora, jornalista e pós-doutora em artes cênicas pela UFMG Julia Guimarães.

Acontecerá nesta terça-feira (6) e na quinta-feira (8), das 19h às 22h30, pela plataforma Teams. A classificação indicativa é de 16 anos e as vagas são limitadas.

Já na quarta-feira (14), às 19h, vai ocorrer o bate-papo “Os desafios na Criação de um Monólogo”, com o mestre e doutor em teatro pela ECA/USP Antônio Luiz Dias Januzelli (conhecido como Janô) e pelo ator formado em artes cênicas pela ECA/USP Henrique Schaffer.

Para participar, envie e-mail para cenicas.jundiai@sescsp.org.br até 12 de abril. O encontro acontecerá online, pela plataforma Teams. A classificação indicativa é de 14 anos e as vagas são limitadas.

Apresentações

Na quinta-feira (15), às 20h, o ator José Renato Forner abre a agenda de apresentações das cenas com um trecho selecionado da peça “Assombrações do Recife Velho”, de Newton Moreno. A programação vai ao ar semanalmente, nas redes do Sesc Jundiaí (Instagram, Facebook, Twitter e YouTube).

Confira a agenda completa da 2ª edição do “Solilóquios”:

  • 15/04 – “Assombrações do Recife Velho”, dramaturgia de Newton Moreno, com José Renato Forner;
  • 22/04 – “Mantenha fora do alcance do bebê”, dramaturgia de Sílvia Gomez, com Amanda Mantovani;
  • 29/04 – “Seis da manhã”, dramaturgia de Marcos César Duarte, com Ricky;
  • 06/ 05 – “Sobre Alices”, dramaturgia de Maria Shu, com Renata Silvestre;
  • 13/05 – “Arrimo”, dramaturgia de Rudinei Borges, com Rodrigo Moraes;
  • 20/05 – “Engravidei, pari cavalos e aprendi a voar sem asas”, dramaturgia de Cidinha da Silva, com Flávia Thaína;
  • 27/05 – “A nau dos loucos”, dramaturgia de Luís Alberto de Abreu, com André Farias;
  • 03/06 – “Caim”, dramaturgia de Dione Carlos, com Luan Silva;
  • 10/06 – “Cena para Vivi”, dramaturgia de Tábata Makowski, com Vivi Masolli.

Fonte: G1